O ex-ministro das Finanças, ex-presidente da CMVM e ex-presidente do EuroBic, Fernando Teixeira dos Santos, escreveu um livro que intitulou de “Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios”, cujo lançamento decorre a dois tempos, em Lisboa e no Porto, a 19 e 20 de janeiro, respetivamente.
Recorde-se que Fernando Teixeira dos Santos era ministro das Finanças quando Portugal, em 2011, chamou a troika perante a situação delicada em que se encontrava o país no meio de uma crise de dívida soberana. Ficou célebre a sua iniciativa contra a vontade do primeiro-ministro José Sócrates.
Teixeira dos Santos é o português que, em democracia, exerceu durante mais tempo o cargo de ministro das Finanças: cinco anos e onze meses completos, de 21 de julho de 2005 a 21 de junho de 2011. “Este é também o conturbado período que antecipou o terceiro pedido de resgate financeiro de Portugal ao Fundo Monetário Internacional, no qual Teixeira dos Santos teve um papel decisivo”, lê-se no comunicado.
“Ficar-lhe-emos a dever, para sempre, a clarividência que o levou a impedir o default da República, opondo-se a um primeiro-ministro cego, surdo e atraído pelo abismo”, escreve Daniel Bessa, no prefácio do livro “Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios”, que chega às livrarias a 20 de janeiro.
“É minha convicção que já se passaram anos suficientes para que, de regresso às funções de professor de Economia, possa olhar para esses períodos com o necessário distanciamento e, consequentemente, poder refletir sobre eles com maior objetividade. É esse o meu propósito”, diz Fernando Teixeira dos Santos.
O livro é escrito “numa linguagem extremamente simples, acessível à generalidade dos leitores”.
Mudam-se os Tempos, Mantêm-se os Desafios pretende ser um livro corajoso sobre a economia portuguesa, uma análise objetiva assente em dados estatísticos que visa dar resposta aos grandes desafios para o futuro de Portugal: a produtividade, o equilíbrio externo e as finanças públicas.
“Um livro para todos quantos se preocupam com o progresso e o futuro de Portugal”, lê-se no comunicado.
Em Lisboa o lançamento conta com a apresentação de Daniel Bessa e a sessão terá lugar na FNAC Colombo. No Porto, além do autor do prefácio, a sessão conta ainda com apresentação do Prof. Álvaro Aguiar, coordenador do Grupo de Economia da FEUP, sendo o acolhimento feito pelo Prof. José Varejão, diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde decorre o evento.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com