O conselho de administração da Telefónica deverá realizar uma reunião extraordinária este sábado, 18 de janeiro, para nomear um substituto para o CEO, José María Álvarez-Pallete. A informação foi avançada pelo espanhol “El Confidencial” e está a ser citada por outros meios do país-vizinho.
De acordo com a publicação, o candidato que se encontra na linha da frente para substituir Álvarez-Pallete é Marc Murtra, atual chairman da Indra. A SEPI, fundo de investimento estatal de Espanha e representante do governo, é o maior investidor da Telefónica e da Indra.
A intenção de colocar Marc Murtra à frente da empresa de telecomunicações terá apanhado a maioria dos administradores de surpresa. Segundo o “El Confidencial”, Murtra já terá, inclusivamente, informado os mais próximos que vai assegurar o cargo de CEO da operadora.
Outra opção em cima da mesa seria Francisco Reynés, atual presidente da Naturgy.
A última vez que o conselho de administração da telecom Telefónica se reuniu de emergência foi para proceder à substituição de César Alierta por José María Álvarez-Pallete.
Álvarez-Pallete está à frente da empresa de telecomunicações espanhola desde 2016 e a renovação do seu cargo seria discutida este ano numa reunião anual de acionistas.
Lembrar que a SEPI adquiriu uma participação de 10% na Telefónica, por 2,3 mil milhões de euros) em maio de 2024, de forma a impedir que a saudita STC fosse a maior acionista da telecom. Foi nesta altura que o Estado espanhol voltou a ser o maior acionista da Telefónica.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com