[weglot_switcher]

Televisão síria diz que líder do Estado Islâmico está morto

Líder do auto-proclamado Estado Islâmico terá morrido na sequência de um ataque aéreo da força aérea síria, em Raqqa, segundo a televisão estatal do regime de Bashar Al Assad. Mas não existe ainda confirmação oficial por parte do governo de Damasco nem do movimento terrorista.
Zohra Bensemra/REUTERS
11 Junho 2017, 13h51

O líder do auto-proclamado Estado Islâmico terá sido abatido na Síria, segundo jornal britânico “Daily  Mail”, que cita a televisão estatal do país. No entanto, a informação ainda não foi oficialmente confirmada pelo governo sírio nem pelo movimento terrorista.

Abu Bakr al-Baghdadi, de 46 anos, terá sido morto num ataque aéreo das forças do regime de Damasco, em Raqqa, a cidade que serve de capital ao auto-proclamado “califado” do Daesh.

O líder do grupo terrorista é um dos homens mais procurados do mundo, existindo um prémio de 25 milhões de dólares pela sua captura. Esteve escondido nas proximidades de Mossul, mas a reconquista da cidade pelo exército iraquiano obrigou-o a fugir. Os analistas consideram que terá procurado refúgio em Raqqa, a Síria.

Nos últimos meses, o Daesh tem estado a perder terreno para as forças iraquianas apoiadas pelo Ocidente, no Iraque. Na Síria, o movimento terrorista tem recuado face aos avanços das forças governamentais, que contam com apoio russo, enfrentando ainda os ataques aéreos das forças dos EUA e dos seus aliados europeus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.