[weglot_switcher]

Tem dúvidas sobre em que partido votar? Esta plataforma vai ajudá-lo

A diversidade de propostas partidárias e a existência de quatro novos partidos podem dificultar a escolha dos eleitores, mas a plataforma “Política Para Todos” promete dar uma ajuda.
1 Outubro 2019, 07h48

A lista de partidos que concorrem às eleições legislativas, marcadas para 6 de outubro, está este ano mais longa. Ao todo, são 21 as forças políticas candidatas, mas só 15 apresentam listas em todos os círculos eleitorais. A diversidade de propostas partidárias e a existência de quatro novos partidos podem dificultar a escolha dos eleitores, mas a plataforma Política Para Todos promete dar uma ajuda.

A página funciona à semelhança da europeias2019.com, criada em maio, a propósito das eleições europeias, e tem o mesmo intuito: contribuir para que os eleitores tomem uma decisão de voto mais informada e contribuir para o combate à abstenção. Para cada um dos 21 partidos que apresentaram candidatura junto do Tribunal Constitucional, é apresentada uma breve descrição de cada um dos partidos e dos candidatos que apresentam.

“O objetivo é agregar numa só página toda a informação para votar”, explica ao Jornal Económico o coordenador do projeto, Nuno Carneiro. “Muitas pessoas têm dificuldades em perceber o que define cada um dos partidos e perceber o que significam o nome e o logo que vão encontrar no boletim de voto. Como essa informação está dispersa pelos sites dos partidos, o objetivo é agregá-la”.

A plataforma disponibiliza aos eleitores os nomes dos cabeças de lista de cada uma das forças políticas, consoante os círculos eleitorais em que se apresentam, e hiperligações para os programas eleitorais e websites dos partidos, bem como links para os conteúdos partilhados nas redes sociais em que estão presentes. Há ainda uma pequena descrição sobre cada um dos candidatos a deputados, dando a conhecer aos cidadãos quem os irá representar na Assembleia da República.

O website tem ainda disponíveis vídeos explicativos para melhor dar a conhecer aos eleitores de que forma são eleitos os deputados para a Assembleia da República e para que serve votar. No site, já está disponível o primeiro de quatro vídeos com o nome “O meu voto”.

Nuno Carneiro explica que o website Política para Todos visa também envolver mais os eleitores na atividade política e evitar a abstenção. O coordenador do Política Para Todos considera que há dois tipos de abstenção: “há pessoas que não se reveem nas propostas políticas e há quem não saiba quais são as propostas políticas”, elenca, sublinhando a importância de se agregar a informação.

“Mas não somos nós a fazer a interpretação das propostas, mas sim os eleitores que devem tirar conclusões da informação disponível”, ressalva.

A equipa de Nuno Carneiro, composta por 90 voluntários e cerca de 20 pessoas da “equipa core”, vai fazer uma apresentação pública do projeto na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro, para falar de política e prestar esclarecimentos sobre a plataforma. O evento está marcado para as 18h30, no Palácio Baldaya, em Benfica (Lisboa).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.