[weglot_switcher]

Tem uma família numerosa? Saiba como poupar

IMI familiar ou tarifa familiar da água são duas das formas. A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas tem vários truques de poupança.
15 Maio 2018, 07h17

O que podem fazer as famílias numerosas para gastar menos?

  • IMI Familiar – Há 225 autarquias nacionais a praticar uma redução no imposto para famílias com mais filhos. Através deste mapa poderá ver se a sua é uma delas.
  • Tarifa Familiar da ÁguaMais de 150 municípios aderentes
  • Cartão de Família Numerosa – Descontos
  • Outras dicas: utilize bancos de manuais ou faça uma ementa das refeições para o mês, por exemplo

“As empresas também têm vindo a implementar várias medidas interessantes que vão desde a possibilidade de se trabalhar a partir de casa quando um filho está doente, oferta de cabazes de nascimento, comparticipação de custos de creches ou disponibilização de creche nas próprias instalações, extensão das licenças de maternidade e/ou paternidade além do que está legalmente estabelecido, possibilidade de acompanhar os filhos nos seus dias de aniversário e várias formas de organização e flexibilização laboral, como o banco de horas, plataformas móveis e teletrabalho”, exemplifica Ana Cid Gonçalves, secretária geral da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), ao Jornal Económico.

No arranque da campanha de entrega da declaração de rendimentos dos portugueses, a associação alertou que o desaparecimento do coeficiente familiar em sede de IRS, sem acompanhar a progressividade do imposto, se tornou “particularmente injusto” para a classe média com filhos.

A mesma porta-voz salientou que as deduções não têm em conta a dimensão do agregado familiar. “Um casal só pode deduzir 500 euros de despesas gerais independentemente de o rendimento sustente duas pessoas ou três, quatro, cinco”, afirmou a porta-voz. Desde outubro que a associação tem defendido que Orçamento de Estado para 2018 não contempla medidas de significativas direccionadas para este tipo de agregados familiares.

O que é uma família numerosa?

Uma família numerosa é aquela que contribui para que a média nacional seja superior a dois filhos por casal. Outra maneira de ver esta questão é olhando para o índice sintético (2,1) que permite a reposição da população. Só as famílias com três ou mais filhos é que contribuem para a reposição da população.

Fonte: APFN

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.