A ministra da Saúde, Marta Temido, avisou esta segunda-feira que, a “este ritmo”, Portugal iria duplicar os novos casos de covid-19 dentro de 15 dias, algo que considerou não ser “um bom cenário”.
“Já estivemos, em janeiro, numa zona que nem sequer cabia naquele quadradinho. Mas se não tomarmos todos as medidas necessárias as individuais mas também do sistema (vacinação e testagem), corremos o risco de não conseguir parar a evolução da transmissão da doença”, referiu Marta Temido em entrevista à “TVI”.
Sobre as restrições, Temido afirmou que “não podemos afastar nenhum tipo de medidas”, mas admitiu que não existe “quadro legal para o confinamento”. “Isso implicaria um estado de emergência que neste momento não dispomos”, completou.
A ministra da Saúde frisou ainda que “não podemos ter um situação epidemiológica que nos coloque no início de setembro numa posição frágil”.
Os dados mais recentes da Direção Geral de Saúde (DGS) relativamente à Covid-19 demonstram que há um aumento significativo de hospitalizações. Existem mais 46 doentes internados, elevando para 613 o número total. A informação revelada pela DGS na segunda-feira indica ainda que registaram-se, nas últimas 24 horas, 1483 novos casos de covid-19 em Portugal e cinco mortes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com