[weglot_switcher]

Testes deram positivo para mais de metade das pessoas sem sintomas nem contactos de risco

O presidente da ISUP diz que por cada caso sintomático “haverá ,quatro, cinco ou talvez mais casos de infecção que passam sem sintomas”.
3 Maio 2020, 10h07

A maior proporção de testes positivos ocorreu entre pessoas que nunca manifestaram qualquer sintoma, nem tiveram qualquer contato com casos suspeito ou confirmados de coronavírus covid-19, avança o jornal Público, recorrendo o relatório Diários de uma Pandemia, uma iniciativa do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

O presidente do ISUP, Henrique Barros, disse ao Público, que por cada caso sintomático “haverá ,quatro, cinco ou talvez mais casos de infecção que passam sem sintomas”, de acordo com resultados aos inquéritos feitos a uma amostra de 11.125 indivíduos. Esse mesmo inquérito revela que 8.613 pessoas declararam nunca ter tido contacto pessoal com casos suspeitos ou confirmados de covid-19 nem desenvolveram quaisquer sintomas.

Henrique Barros diz ao público que os números oficiais são feitos tendo por referência os casos sintomáticos, mas que “contaminados por casos assintomáticos que resultam de rastreios.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-em-portugal/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1182″ slug=”coronavirus-em-portugal” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/coronavirus-em-portugal/thumbnail?version=1588429097741&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.