[weglot_switcher]

Tomada de posse do novo Governo a 21 ou 22 de outubro

O primeiro-ministro sublinhou, mais uma vez, que estamos perante um novo Governo, “mas, agora, em melhores condições, reforçado politicamente”, embora numa lógica de continuidade
15 Outubro 2019, 19h19

A tomada de posse do novo Governo liderado por António Costa deverá ocorrer a 21 ou 22 deste mês, confidenciou há minutos o primeiro-ministro indigitado, no final da entrega da lista dos nomes que integram o novo executivo socialista ao Presidente da República.

Neste momento, todo o processo está dependente do apuramento dos resultados eleitorais referentes aos círculos da Europa e do resto do Mundo, que irão eleger mais quatro deputados (dois cada) para a próxima Assembleia da República.

“Se esses resultados forem publicados no Diário da República amanhã [dia 16 de outubro] ou no dia 17, é natural que o início dos trabalhos da Assembleia da República seja a 21 ou 22. Se for a 21, a tomada de posse do novo Governo por parte do Presidente da República será a 22, se for a 22, a tomada de posse deverá ser a 23”,  avançou António Costa.

O primeiro-ministro sublinhou, mais uma vez, que estamos perante um novo Governo, “mas, agora, em melhores condições, reforçado politicamente”, embora numa lógica de continuidade.

António Costa realçou ainda aquelas que considera ser as quatro tarefas essenciais do novo Executivo: combater as alterações climáticas (Ministério do Ambiente, Matos Fernandes), enfrentar o desafio demográfico (Ministério do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva), combater as desigualdades (idem, ibidem) e promover a transição para a sociedade digital (Ministério do Estado, da Economia e da Transição Digital).

“É uma orgânica que se adapta ao novo programa, mas que assegura a continuidade natural”, defendeu António Costa.

(Em atualização)

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.