Evento em destaque – Economia europeia
A semana começa relativamente calma em termos macroeconómicos. Ainda assim, o Eurostat divulga alguns dados importantes sobre registos de empresas e falências europeias em julho, o comércio internacional de bens também em julho e o índice de custo do trabalho referente ao segundo trimestre de 2024.
Outros eventos em foco
Evento em destaque – Fed
A Reserva Federal norte-americana (Fed) inicia esta terça-feira uma reunião de política monetária com a duração de dois dias, que culmina com uma conferência de imprensa do presidente da instituição, Jerome Powell, no segundo e último dia. É um encontro onde também serão atualizadas as projeções económicas para os Estados Unidos da América (EUA).
Há que esperar por esta semana para confirmar que o mercado recupera completamente a confiança após o susto da semana passada. A Fed baixará -25 pontos base nos Fed Funds até 5%/5,25%, e não -50 pontos base como alguns receiam, porque isso transmitiria uma mensagem de preocupação que nos parece sem fundamento”, lê-se na research de mercados do Bankinter.
Outros eventos em foco
Evento em destaque – Inflação europeia
A meio da semana, o Eurostat dá a conhecer o IHPC – Índice Harmonizado de Preços no Consumidor na zona euro em agosto. Segundo a estimativa rápida do organismo de estatística da União Europeia, a inflação desacelerou para 2,2%. A taxa de evolução dos preços foi a mais baixa em mais de dois anos. Do outro lado do Atlântico, o desfecho do encontro do FOMC – Federal Open Market Committee.
Outros eventos em foco
Evento em destaque – Juros dos empréstimos para compra de casa
O INE publica na quinta-feira as taxas de juro implícitas no crédito à habitação em agosto No mês anterior, a taxa de juro implícita no crédito à habitação fixou-se em 4,487%, o que significou uma diminuição de 0,026 pontos percentuais em relação ao mês anterior, quando esta percentagem era de 4,513%.
Outros eventos em foco
Evento em destaque – Rating
A Fitch divulga o rating de Portugal no último dia útil desta semana. Em março, a agência de notação financeira norte-americana manteve a classificação de Portugal em “A-”, com perspetiva “estável”, sendo que há exatamente um ano, em setembro de 2023, havido subido do anterior “BBB+”.
Outros eventos em foco
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com