Segunda-feira, 23 de setembro
Evento em destaque: Contas nacionais de final de ano de 2023
O ano passado fechou com um crescimento acima da média (tanto histórica em Portugal, como da média europeia) e uma descida assinalável da dívida pública, que recuou mesmo em termos absolutos e regressou a níveis abaixo dos 100% do PIB. Os procedimentos por défices excessivos visaram repetidas vezes a economia nacional, mas a situação inverteu-se, com o país próximo da liderança em termos de crescimento, resultado orçamental e redução da dívida.
Outros eventos em foco:
Terça-feira, 24 de setembro
Evento em destaque: Índice de confiança Ifo após PMI
A economia alemã continua não só a desiludir, como a pressionar o bloco da moeda única como um todo, com o motor industrial europeu a continuar a dar sinais de fraqueza estrutural e em linha para nova recessão. Os índices de confiança do Instituto Ifo são divulgados no dia após a publicação dos índices de gestores de compras (PMI) para a zona euro e as suas principais economias, dando mais clareza sobre a situação de curto prazo na Europa.
Quarta-feira, 25 de setembro
Evento em destaque: Antigo ministro das Infraestruturas ouvido no Parlamento a propósito da ANA
As novelas relacionadas com a infraestrutura aeroportuária e a companhia aérea nacional não dão sinais de ficarem concluídas tão cedo. Agora é a privatização da ANA que tem levantado questões, levando o PSD a requerer a presença do antigo ministro das Infraestruturas socialista, Pedro Marques, na Comissão de Economia, isto no mesmo dia em que haverá lugar a mais audições sobre o mesmo tema e sobre a TAP.
Quinta-feira, 26 de setembro
Evento em destaque: Boletim Económico de setembro do BCE
Depois de voltar à senda dos cortes de juros na reunião de setembro (que contou ainda com projeções macroeconómicas atualizadas), o BCE publica esta quinta-feira o seu boletim económico de outono, onde costuma divulgar também temas de estudo e análise do banco. Com novos cortes na calha, o mercado procurará neste documento qualquer sinal do rumo futuro da política monetária europeia.
Outros eventos em foco:
Sexta-feira, 27 de setembro
Evento em destaque: Indicador de referência da Fed para a inflação
Os EUA ficarão a conhecer as leituras definitivas do PIB no segundo trimestre na quinta-feira, esperando-se uma confirmação do avanço de 3% em cadeia, mas, talvez mais importante, a Fed tem nova leitura do índice de gastos pessoais de consumo (PCE), o indicador preferido do banco central na avaliação das pressões nos preços da maior economia mundial. A autoridade monetária deu sinais de estar a priorizar o mercado laboral aos preços com a decisão de cortar 50 pontos base na semana passada, mas Powell garantiu que não considera a luta contra a inflação vencida.
Outros eventos em foco:
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com