Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Esta semana serão divulgadas as minutas das últimas reuniões da Reserva Federal norte-americana e do Banco Central Europeu. Christine Lagarde, que substituiu Mario Draghi, fará o seu primeiro discurso relevante enquanto presidente do banco central, na sexta-feira. E, nesse dia, a agência de notação norte-americana Fitch divulga o ‘rating’ da República Portuguesa e será a última avaliação das agências, este ano.

Reinhard Krause/Reuters

Minutas da Fed e do BCE

Na quarta-feira serão divulgadas as minutas da última reunião da Reserva Federal norte-americana, na qual o banco central cortou as taxas de juro pela terceira vez este ano.

Um dia depois, serão divulgadas as minutas da reunião do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE)vde setembro, a última de Mario Draghi à frente do banco central.

Dois dias depois, na sexta-feira, Christine Lagarde fará primeiro relevante discurso enquanto presidente do BCE.

Rating: Última avaliação do ano sobre a dívida soberana

Esta sexta-feira, dia 22 de novembro, a agência de notação norte-americana Fitch divulga o rating da República Portuguesa e será a última avaliação das agências, este ano. Na última avaliação, em maio, a Fitch manteve a notação da dívida soberana portuguesa em ‘BBB’ – o segundo grau acima de ‘Lixo’ -, mas subiu a perspetiva de ‘estável’ para ‘positiva’, devido à trajetória descendente de redução do rácio de dívida pública face ao PIB.

A última agência a pronunciar-se foi a DBRS. Em outubro, a dois dias das eleições legislativas, a agência canadiana subiu o rating de Portugal para ‘BBB (high)’ e alterou a perspetiva de ‘positiva’ para ‘estável’. Antes disso, a Standard & Poor’s, em setembro, manteve o rating de Portugal em ‘BBB’, mas subiu o outlook para ‘Positivo’.

Ler mais

Recomendadas

Exportações agroalimentares sobem 0,4% até junho para 3.285 milhões de euros

Só em junho, as exportações progrediram 5,2% para 552 milhões de euros, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, enquanto as importações recuaram 0,7% para 801 milhões de euros.

Processamento de vistos nacionais volta a estar disponível

O Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou ainda que o serviço para pedidos de visto nacionais pode ser feito nas “línguas portuguesa, inglesa, francesa, russa e ucraniana”

“Julho evidencia travagem na recuperação das viagens e do turismo”, alerta a EY/Parthenon

A quarta edição do “Caderno de Notas” da EY/Parthenon, sobre “A crise económica da Covid-19” – divulgada esta sexta-feira, 7 de agosto – um trabalho elaborado com a supervisão e direção científica de Augusto Mateus, strategic consultant da EY Portugal, traça a análise da crise económica ao quinto mês da pandemia.
Comentários