[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta semana

Esta semana serão divulgadas as minutas das últimas reuniões da Reserva Federal norte-americana e do Banco Central Europeu. Christine Lagarde, que substituiu Mario Draghi, fará o seu primeiro discurso relevante enquanto presidente do banco central, na sexta-feira. E, nesse dia, a agência de notação norte-americana Fitch divulga o ‘rating’ da República Portuguesa e será a última avaliação das agências, este ano.
  • Reinhard Krause/Reuters
18 Novembro 2019, 07h15

Minutas da Fed e do BCE

Na quarta-feira serão divulgadas as minutas da última reunião da Reserva Federal norte-americana, na qual o banco central cortou as taxas de juro pela terceira vez este ano.

Um dia depois, serão divulgadas as minutas da reunião do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE)vde setembro, a última de Mario Draghi à frente do banco central.

Dois dias depois, na sexta-feira, Christine Lagarde fará primeiro relevante discurso enquanto presidente do BCE.

Rating: Última avaliação do ano sobre a dívida soberana

Esta sexta-feira, dia 22 de novembro, a agência de notação norte-americana Fitch divulga o rating da República Portuguesa e será a última avaliação das agências, este ano. Na última avaliação, em maio, a Fitch manteve a notação da dívida soberana portuguesa em ‘BBB’ – o segundo grau acima de ‘Lixo’ -, mas subiu a perspetiva de ‘estável’ para ‘positiva’, devido à trajetória descendente de redução do rácio de dívida pública face ao PIB.

A última agência a pronunciar-se foi a DBRS. Em outubro, a dois dias das eleições legislativas, a agência canadiana subiu o rating de Portugal para ‘BBB (high)’ e alterou a perspetiva de ‘positiva’ para ‘estável’. Antes disso, a Standard & Poor’s, em setembro, manteve o rating de Portugal em ‘BBB’, mas subiu o outlook para ‘Positivo’.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.