[weglot_switcher]

Topo da Agenda: o que não pode perder na economia e nos mercados esta terça-feira

O Eurostat publica a inflação, o INE as estimativas de população residente em 2023 e os EUA as vendas a retalho em maio. No parlamento, há audição da administração da TAP e do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros durante a tarde.
18 Junho 2024, 07h30

Esta terça-feira, dia 18 de junho, o evento macroeconómico em destaque na agenda do investidor é a publicação de novos dados sobre a inflação europeia.

Esta manhã, pelas 10h (hora de Lisboa), ficar-se-á a conhecer o valor oficial da inflação na zona euro, uma vez que o Eurostat publica o IHPC – Índice Harmonizado de Preços no Consumidor em maio. A estimativa rápida do organismo de estatística da UE, divulgada no final de maio, apontava para uma subida homóloga da taxa de inflação para 2,6% nos países da moeda única.

Outros eventos em foco

  • Instituto Nacional de Estatística (INE): Estimativas de população residente em 2023
  • Estados Unidos: Vendas a retalho em maio
  • Parlamento: Audição do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros (15h), audição do diretor financeiro da TAP, Gonçalo Pires, a requerimento do Chega (15h) e audição do presidente do conselho de administração da TAP, Luís Rodrigues, a requerimento do Chega e PSD (16h30), ambos sobre a situação financeira da TAP
  • Conferência ‘Doing Business Angola 2024, organizada pela Forbes Portugal e pelo Jornal Económico, no Hotel Ritz Four Seasons
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.