O INE divulga esta quarta-feira de que modo evoluiu a inflação em junho. Isto no mesmo dia em que, do outro lado do oceano, a FED publica o seu Livro Bege.
Evento em destaque: Inflação em mínimos de ano e meio
O Instituto Nacional de Estatística confirma esta quarta-feira a estimativa do Índice de Preços no Consumidor referente a junho. A projeção provisória apontava para uma desaceleração do aumento dos preços. A taxa de inflação terá ficado em 3,4% em junho, o valor mais baixo de ano e meio.
Portugal volta aos mercados na quarta-feira com emissão de dívida a 6 e a 12 anos. O IGCP irá leiloar duas linhas de Obrigações do Tesouro (OT), uma com maturidade a 15 de junho de 2029, e outra a vencer a 12 de outubro de 2035. com montante indicativo entre os 750 milhões e os mil milhões de euros.
Outros eventos em foco:
- Nos Estados Unidos, a Reserva Federal publica o Livro Bege
- INE os índices de produção, emprego, remunerações na construção de junho
- No Parlamento, é dia de uma audição regimental da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares
- No Parlamento, acontecerá também uma audição da embaixadora de Espanha em Portugal relativamente às prioridades da presidência espanhola do Conselho da União Europeia, no segundo semestre de 2023
- E, noutra comissão parlamentar, decorrerá a audição do ministro da Educação
- Já na comissão de inquérito à tutela política da gestão da TAP, vai discutir-se a metodologia para apreciação e votação do relatório
- Para esta quarta-feira está também marcada uma reunião do Eurogrupo
- BdP divulga estatísticas bancárias internacionais em base consolidada relativas ao primeiro trimestre
- BdP publica índice harmonizado de preços no consumidor referente a junho