[weglot_switcher]

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

O destaque da semana vai para o BCE, que se reúne após a eleição de Trump e o colapso dos governos alemão e francês, mas os mercados estarão também atentos à inflação nos EUA e à leva de dados macro vindos da China, onde os investidores e analistas ainda procuram perceber o real impacto da nova leva de estímulos.
epa11204101 European Central Bank (ECB) President Christine Lagarde addresses a press conference following the meeting of the ECB Governing Council in Frankfurt am Main, Germany, 07 March 2024. EPA/CHRISTOPHER NEUNDORF
9 Dezembro 2024, 07h00

Segunda-feira, 9 de dezembro

Evento em destaque: Inflação na China em novembro

O panorama económico chinês continua incerto, com sinais mistos e alguma incerteza quanto ao próximo ano, sobretudo dada a nova administração norte-americana. Pequim já avançou com nova ronda de estímulos e, ainda assim, a leitura mais recente do indicador de preços foi a mais baixa em largos meses, levantando questões sobre o consumo interno numa altura em que a possibilidade de tarifas começa a ser bastante real.

Outros eventos em foco:

  • França: Saldo orçamental até novembro
  • Zona euro: Confiança dos investidores em dezembro
  • China: Preços na produção industrial em novembro

Terça-feira, 10 de dezembro

Evento em destaque: Balança comercial portuguesa em outubro

A componente externa nacional tem recuperado timidamente em relação ao ano anterior, mas as crises políticas e económicas em dois dos três principais parceiros nacionais, França e Alemanha, podem complicar as exportações, sobretudo em sectores altamente dependentes da indústria daqueles países. Também os EUA, mercado que vinha ganhando importância para as empresas portuguesas, ameaça a Europa com tarifas, o que dificultaria o processo de internacionalização do tecido nacional, pelo que importa compreender como fecha o ano a componente externa.

Outros eventos em foco:

  • INE: Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria em outubro
  • China: Balança comercial em novembro

Quarta-feira, 11 de dezembro

Evento em destaque: Inflação nos EUA em novembro

As perspetivas relativamente à trajetória dos juros nos EUA ajustaram consideravelmente em alta desde a eleição de Trump, com o mercado a antecipar agora menos cortes em 2025 face à possibilidade de um ressurgir da inflação caso Washington avance mesmo com nova ronda de tarifas. O final do ano deve trazer leituras ascendentes, como já se começou a verificar em outubro, mas a Fed havia já alertado para tal, pelo que o impacto imediato nos juros deve ser nulo. Quanto a 2025, reina, por enquanto, a incerteza.

Outros eventos em foco:

  • INE: Índice de Preços no Consumidor em novembro
  • INE: Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços em outubro
  • Relatório mensal da OPEP

Quinta-feira, 12 de dezembro

Evento em destaque: BCE anuncia decisão de política monetária

Desde a última reunião do BCE, Trump foi eleito nos EUA, prometendo uma postura mais agressiva na componente externa e na relação de segurança com a UE, a Alemanha foi atirada para eleições antecipadas e o governo francês caiu, deixando ambos os países com uma elevada probabilidade de enfrentarem, no mínimo, o primeiro semestre de 2025 sem orçamento. A decisão de outubro será, muito provavelmente, de novo corte de 25 pontos, mas o banco central enfrentará um caminho estreito no próximo ano entre apoio ao crescimento e suporte ao euro contra o dólar.

Outros eventos em foco:

  • INE: Índices de Produção, Emprego e Remunerações na Construção em outubro
  • BdP: Indicadores Coincidentes de novembro
  • Alemanha: Balança corrente em outubro
  • EUA: Preços na produção industrial

Sexta-feira, 13 de dezembro

Evento em destaque: BdP publica Boletim Económico

Portugal até tem sido dos países com uma prestação económica mais positiva este ano, mas nem por isso os riscos deixam de se registar, tanto na componente externa, como internamente. O banco central atualiza as suas projeções e disseca a economia nacional, tendo divulgado já dois dos temas em destaque – um sobre comércio internacional num mundo cada vez mais fragmentado e outro focado na tributação das empresas.

Outros eventos em foco:

  • INE: Atividade Turística em outubro
  • Eurostat: Índice de Produção Industrial em outubro
  • Reino Unido: Contras nacionais trimestrais do 3º trimestre
  • Alemanha: Balança comercial em outubro
  • China: Novos empréstimos e taxas em outubro
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.