[weglot_switcher]

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

Com o ano de 2024 a chegar ao fim, as atenções viram-se para as expectativas em relação a 2025, sobretudo dada a incerteza em torno da política comercial norte-americana e das tensões geopolíticas globais.
30 Dezembro 2024, 07h00

Segunda-feira, 30 de dezembro

Evento em destaque: INE publica estimativa da inflação em dezembro

Depois do episódio inflacionista de 2023, o ano que agora fecha viu a estabilização do indicador de preços face a um aperto monetário como há muito não se via na zona euro. O INE publica a estimativa rápida de dezembro no último dia do ano, permitindo perceber como deve fechar a inflação em Portugal em 2024.

Outros eventos em foco:

  • INE: Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas no Comércio em novembro
  • INE: Índices de Produção Industrial em novembro
  • Espanha: Inflação em dezembro

Terça-feira, 31 de dezembro

Evento em destaque: INE divulga estimativa da atividade turística em novembro

O sector que mais importância tem assumido na economia nacional na última década está em linha para novo ano de recordes, prolongando a tendência dos últimos anos. Os valores acima de 30 milhões de dormidas devem assim voltar a ser batidos, trazendo também as receitas a novos máximos absolutos – sendo que o sector já projeta mais crescimento em 2025.

Outros eventos em foco:

  • China: PMI de dezembro

Quarta-feira, 1 de janeiro

Evento em destaque: Dia de Ano Novo

Os mercados na Europa e Américas estarão fechados no primeiro dia de 2025, após um ano com um número recorde de eleições a nível mundial e marcado pelo ambiente de juros elevados. O próximo ano prolonga a elevada incerteza vivida desde a pandemia, com o mundo à espera da inauguração de Donald Trump e de perceber o rumo político do presidente regressado para um segundo mandato.

Quinta-feira, 2 de janeiro

Evento em destaque: Estimativa da Fed de Atlanta para o PIB

A ferramenta da Reserva Federal de Atlanta, a GDPNow, tem vindo a prever o crescimento trimestral norte-americano, apontando a um avanço de 3,1% na atualização mais recente, de 20 de dezembro. A primeira leitura de janeiro inclui já os dados completos do quarto trimestre, antecipando-se novo período de forte crescimento da maior economia do mundo a fechar o ano.

Outros eventos em foco:

  • INE: Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores em dezembro
  • BdP: Dívida pública em novembro
  • BCE: Oferta de dinheiro M3 em novembro
  • Zona euro: PMI industrial em dezembro

Sexta-feira, 3 de janeiro

Evento em destaque: ACAP publica vendas de automóveis até dezembro

O sector automóvel, um dos principais exportadores de bens nacional, sofreu com a situação em França e na Alemanha, dois dos três principais mercados de componentes fabricados em Portugal, mas as vendas no mercado interno até têm aguentado, beneficiando com o aumento do rendimento disponível das famílias. Os dados divulgados esta semana mostrarão o cenário do ano que agora encerra, esperando-se um crescimento em relação a 2023.

Outros eventos em foco:

  • Espanha: Taxa de desemprego em dezembro
  • Alemanha: Taxa de desemprego em dezembro
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.