É o último dia do ano e, desta vez, não poderá ser celebrado como tal. Esta quinta-feira, dia 31 de dezembro, as restrições para conter a pandemia – e as festividades – ficam mais apertadas: a circulação entre concelhos está proibida desde a meia noite e prolonga-se até à 5h00 de segunda-feira e a circulação na via pública (em Portugal continental) está interdita a a partir das 23h00.
O Banco de Portugal (BdP) divulga o relatório sobre a evolução do sistema bancário nacional durante o terceiro trimestre do ano. “Esta publicação apresenta informação geral sobre a evolução do sistema bancário português, com base em indicadores da estrutura do balanço, qualidade dos ativos, liquidez e financiamento, rendibilidade, solvabilidade e alavancagem, bem como informação de enquadramento macroeconómico”, explica o BdP.
Destaque ainda para o facto de os mercados financeiros fecharem mais cedo (a maioria das bolsas por volta das 12h15-12h45) e de, a partir de hoje, as compras que fizer através da internet terão obrigatoriamente de ser feitas através de um processo chamado de autenticação forte.
Lá fora, acaba o período de transição para o Brexit. O acordo comercial da saída, essencial para ‘regular’ a relação entre o Reino Unido e a União Europeia depois do divórcio Londres-Bruxelas, foi ontem aprovado na Câmara dos Comuns com 521 votos a favor e 73 contra.
E nos Estados Unidos serão conhecidos os novos pedidos de subsídio de desemprego durante a semana que terminou no Natal, 25 de dezembro. Na semana anterior, os novos pedidos de apoio ao desemprego foram de 803 mil, o que corresponde a uma descida, mas e ficaram abaixo das expectativas do mercado, pois fixaram-se acima da barreira dos 800 mil.
Outros eventos em foco
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com