[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta quinta-feira

O Comité de Política Monetária do Banco de Inglaterra reune-se para discutir as novas projeções económicas que já contemplam os efeitos do confinamento, a que se juntará a análise sobre as taxas de juro negativas.
Toby Melville / Reuters
4 Fevereiro 2021, 07h00

O evento em destaque esta quinta-feira, 4 de fevereiro, é a reunião do Comité de Política Monetária do Banco de Inglaterra, onde serão discutidos os possíveis efeitos das taxas de juro negativas e a divulgação de novas projeções económicas.

A reunião do banco central liderado por Andrew Bailey deverá ter dois principais focos de atenção. O primeiro será a análise das discussões que lançou com os bancos sobre os possíveis efeitos de taxas de juro negativas, um tema no qual o Comité está, aparentemente, dividido. Em qualquer caso, a expectativa é que mantenha inalterada, por enquanto, a taxa de juro diretora em 0,1%.

O outro foco de interesse deverá ser a divulgação de novas projeções económicas, as primeiras desde novembro. A principal alteração deverá ser em relação ao primeiro trimestre, que deverá agora contemplar uma contração devido ao lockdown, e que deverá também obrigar a um corte na projeção para o crescimento no conjunto do ano.

Outros eventos em foco:

  • Banco de Portugal publica nota de informação estatística sobre taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósitos
  • Eurostat divulga vendas a retalho na UE em dezembro
  • EUA: novos pedidos de subsídio de desemprego na semana até 23 de janeiro
  • Resultados: Royal Dutch Shell (Holanda), Merck, Ford, Philip Morris (EUA)
  • Banco Central Europeu publica Boletim Económico
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.