Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta quinta-feira

No parlamento, haverá audição de Luís Seabra, antigo diretor do departamento de auditoria interna do Novo Banco, na CPI às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução.

O Banco Central Europeu (BCE) divulga esta quinta-feira, 8 de abril, as minutas da reunião de política monetária de março. Em resposta ao risco representado pela subida das taxas de juro dos das dívidas soberanas, o BCE anunciou na reunião do Conselho de Governadores de 11 de março que vai acelerar de “forma significativa” o ritmo de compra de ativos da zona euro, o PEPP (Pandemic Emergency Purchase Programme).

Christine Lagarde, presidente da instituição monetária, disse na conferência de imprensa a seguir à reunião que a decisão foi unânime, mas será todavia interessante ver na ata as diferentes opções e posições dos membros do Conselho.

Outros eventos em foco

  • Alemanha: encomendas industriais em fevereiro
  • EUA: pedidos semanais de subsídio de desemprego
  • EUA: discurso do presidente da Reserva Federal
  • China: índice de preços no consumidor em março
  • China: índice de preços na produção em março
  • Audição de Luís Seabra, antigo diretor do departamento de auditoria interna do Novo Banco, na CPI às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução
Recomendadas

Contratos para obras públicas a partir de 5 milhões vão destinar 1% para obras de arte

“Prevê-se, como regra, que 1% do preço, em contratos de valor igual ou superior a cinco milhões de euros, seja aplicado em inclusão de obras de arte nas obras públicas objeto desses contratos”, acrescenta o comunicado do Conselho de Ministros.

PRR: Investimento em infraestruturas transfronteiriças reduzido para 65 milhões de euros

Na versão submetida a consulta pública, em 16 de fevereiro, o Governo previa um investimento global de 110 milhões de euros em infraestruturas rodoviárias para assegurar as ligações transfronteiriças entre Portugal e Espanha, que no documento final, entregue esta quinta-feira, foi reduzido para 65 milhões de euros.

Fórum para a Competitividade critica PRR e pede foco na saúde, licenciamentos e turismo

O turismo merece particular destaque na nota de Perspetivas Económicas do Fórum, que relembra que o saldo acumulado da balança turística nos seis anos que antecederam a pandemia é equivalente às transferências europeias para Portugal nos próximos nove anos.
Comentários