Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta terça-feira

Esta terça-feira, o Eurostat divulga inflação na zona euro registada em novembro. O consenso dos analistas aponta para uma inflação homóloga de -0,3% na zona euro em novembro, inalterada do valor do mês anterior.

A inflação na zona euro mantém-se assim muito abaixo da desejada pelo Banco Central Europeu, que projecta uma média homóloga de -0,2% no quarto trimestre. O economista-chefe Philip Lane alertou recentemente sobre os perigos de tolerar uma inflação ténue e o tema será certamente foco de atenção na reunião do Conselho de Governadores a 10 de dezembro.

Outros eventos em foco:

  • Conclusão da reunião da OPEP+
  • Alemanha: taxa de desemprego em outubro
  • Reunião do Eurogrupo, via vídeoconferência. Inclui avaliação de monitorização pós-programa de Portugal
  • Canadá: PIB do terceiro trimestre
Recomendadas

Venda de ações reforça noção que a CTG vê a EDP como investimento financeiro, diz o BPI

A estatal chinesa lançou uma OPA sobre a totalidade da EDP em maio de 2018, mas desistiu após a alteração dos estatutos para acabar com o limite de votos de 25% por acionista ter sido chumbada. Desde essa altura, vendeu 1,8% em fevereiro de 2020, mas reforçou no aumento de capital em agosto.

‘Luanda Leaks’. CMVM fez seis comunicações à PJ e não descarta possibilidade de mais

“Estamos a fechar estes trabalhos com nove auditores analisados, em 27 entidades auditoras analisadas”, explicou Gabriela Figueiredo Dias aos jornalistas. “Foram enviados 12 processos para apreciação contraordenacional, relativamente a um auditor e há mais dois que estão em análise relativemente a outros auditores”

Eficácia, eficiência, proximidade, relevância: as metas da CMVM para 2021

A instituição liderada por Gabriela Figueiredo Dias estabeleceu quatro prioridades e quatro objetivos para 2021, um ano que apresenta “um contexto social, económico e financeiro adverso e marcado por elevada incerteza”.
Comentários