[weglot_switcher]

Topo da agenda: o que vai marcar a atualidade esta terça-feira

Há estimativas rápidas dos PIB de quarto trimestre, Portugal e zona euro. No parlamento, Comissão Eventual de Inquérito às perdas registadas pelo Novo Banco discute ponto de situação, questões jurídicas e programação das audições.
Cristina Bernardo
2 Fevereiro 2021, 07h00

O evento em destaque esta terça-feira, 2 de fevereiro, são as estimativas rápidas dos PIB de quarto trimestre, Portugal e zona euro.

Depois de recuperação (em cadeia) de 5,7% no terceiro trimestre, a economia portuguesa terá recuado novamente nos últimos três meses de 2020. Segundo as projeções do Banco de Portugal, divulgadas a 14 de dezembro, o Produto Interno Bruto terá caído 1,8% em cadeia e 8% em termos homólogo. Na altura da divulgação do Boletim, o governador Mário Centeno afirmou que a contração é “consequência da segunda vaga da pandemia e das medidas que foram adotadas”.

Na zona euro, o consenso dos analistas aponta para um recuo em cadeira mais ligeiro, de 1,2%, face ao crescimento de 12,5% no terceiro trimestre. Em termos  homólogos, a estimativa é de uma contração de 5,4%. Segundo os economistas do ING, a economia da zona euro poderá mesmo ter contraído menos de 1% em cadeia, com números surpreendentemente positivo da Alemanha, da Bélgica e de Espanha, com um recuo menor que esperado para a França.

Outros eventos em foco

  • Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco discute ponto de situação, questões jurídicas e programação das audições
  • Eurostat divulga estimativa rápida do PIB do quarto trimestre na União Europeia e na zona euro
  • INE publica estatísticas de preços da habitação ao nível local
  • Resultados: BP (Reino Unido), Alphabet, Amazon, Pzifer, Exxon Mobil, ConocoPhillips (EUA)
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.