Um dos torneio de ténis mais importantes do mundo, Roland-Garros, disputado em França, vai ter público nas bancadas. A autorização chegou da parte do ministro da Educação e Desporto francês, Jean-Michel Blanquer, que autoriza os organizadores do torneio a receberem mil espectadores por quadra.
A edição do torneio, que terá início no dia 30 de maio, terá uma lotação de 35% em todo o recinto e um máximo de mil espectadores por quadra. Na última edição, que foi adiada do final de maio para setembro devido à pandemia de Covid-19, as autoridades permitiram o acesso apenas a mil pessoas no total, espalhadas pelos 8,5 hectares que possui o complexo desportivo Roland Garros.
O próprio ministro garantiu que, para as últimas rodadas do torneio parisiense, a presença do público poderá aumentar, já que a partir de 9 de junho está prevista uma nova fase de desaceleração das medidas de confinamento que permitirão o acesso de 65% da lotação de público no recinto, o que corresponde a um máximo de cinco mil adeptos por quadra.
O complexo desportivo tem um total de vinte quadras, incluindo a quadra central Phillipe-Chatrier, com capacidade para mais de 15 mil espectadores, e a Suzanne Lenglen, onde mais de 10 mil pessoas podem assistir aos encontros, conforme lembra o portal “Palco 23”.
O governo francês também adiantou que está a estudar a possibilidade de estender o recolher obrigatório para os espectadores que comparecerem à sessão noturna de Roland Garros, introduzida no ano passado após a instalação de refletores LED.
O torneio, que deveria começar no dia 23 de maio, foi adiado por uma semana até o início de abril devido às restrições impostas pela evolução do novo coronavírus na França, já que foi o quarto país do mundo a registar mais casos. O vencedor da última edição do evento, Rafael Nadal, faturou 1,6 milhões de euros, 30% menos que os 2,3 milhões de euros que conquistou na edição de 2019.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com