A energética francesa Total vai investir largas dezenas de milhões de euros em projetos ambientais. Segundo a AFP (Agence France Press), o CEO da empresa, Patrick Pouyanne anunciou um investimento de 100 milhões de euros (cerca de 89 milhões de euros à taxa de câmbio atual) por ano num projeto de preservação florestal e reflorestação.
Durante um conferência em Aix-en-Provence, no sul de França, o CEO da Total revelou que a empresa quer “criar um departamento para investir em projetos que preservem as florestas”.
Patrick Poyanne disse que “isto não é filantropia”. Corresponde antes a uma estratégia de “investimento no médio e longo prazos”. “É um projeto para as florestas e tem de ser temporalmente prolongado para ser positivo para o planeta”, reforçou.
Além disso, o CEO da energética francesa explicou que investir na reflorestação consiste na forma mais eficaz de descarbonizar a atmosfera.
“A forma mais eficaz atualmente para eliminar o carbono, por menos de dez dólares (cerca de nove euros) por tonelada, é a reflorestação”, disse.
Um estudo publicado esta quinta-feira na revista “Science” e realizado pela ETH Zurique, uma universidade suíça, revelou que uma campanha de reflorestação em larga escala poderia ajudar no combate às alterações climáticas, uma vez que poderia capturar dois-terços das emissões de dióxido de carbono e reduzir os níveis de CO2 na atmosfera para os valores mais baixos em cem anos.
O estudo concluiu que o planeta Terra consegue suportar 900 milhões de hectares com árvores que conseguiriam sequestrar 205 mil milhões de toneladas de carbono.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com