O Turismo de Portugal desafio os empreendedores de todo o país, envolvidos em projetos turísticos das mais diversas tipologias, a candidatar-se aos programas de aceleração Tourism Creative Factory e Open Kitchen Labs, que iniciam agora uma segunda fase, alargada a todo o território e às 12 escolas da Rede Escolar do Turismo de Portugal.
Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “o apoio ao empreendedorismo e à inovação é uma das linhas prioritárias da estratégia de atuação do Turismo de Portugal. Com estes estímulos à inovação, em toda a cadeia de valor desta atividade tão relevante para a economia nacional, queremos afirmar o país como um polo de referência internacional na produção de bens e serviços para o turismo, uma das metas definidas para o horizonte 2027”.
Gastronomia e restauração, alojamento local e rural, enoturismo, saúde e bem-estar, turismo inclusivo e turismo religioso são alguns exemplos do tipo de projetos pretendidos pelo Tourism Creative Factory que disponibiliza um bootcamp intensivo, uma rede de mentores, um plano de formação e tourism labs, num programa com a duração de três meses.
Os Open Kitchen Labs têm por objetivo apoiar startups que pretendam testar novos produtos, serviços ou conceitos na área da alimentação, disponibilizando as instalações e equipamentos das Escolas do Turismo de Portugal para a realização de testes e ensaios que os empreendedores necessitem, de forma a avaliar e validar a viabilidade do seu negócio, de forma sustentada. Os participantes têm um limite de seis meses para desenvolver estes testes.
A Mellow Cooking foi um dos projetos participantes na primeira edição dos Open Kitchen Labs que evoluiu para um modelo de negócio sustentado, tendo angariado, desde então, um investimento de 3 milhões de euros. A empresa desenvolveu um robô de cozinha sous-vide, totalmente controlado à distância através de uma aplicação móvel, que cozinha os alimentos a vácuo mantendo todas as propriedades nutritivas e sabor. Depois de ter testado todas as receitas na Escola do Turismo de Portugal, Lisboa está, atualmente, a vender as primeiras unidades nos EUA.
Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “o apoio ao empreendedorismo e à inovação é uma das linhas prioritárias da estratégia de atuação do Turismo de Portugal. Com estes estímulos à inovação, em toda a cadeia de valor desta atividade tão relevante para a economia nacional, queremos afirmar o país como um polo de referência internacional na produção de bens e serviços para o turismo, uma das metas definidas para o horizonte 2027”.
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