[weglot_switcher]

Toyota testa veículos autónomos e comunicantes até 2020

A Toyota anunciou que iniciará até 2020 os testes a modelos autónomos, elétricos e com capacidade de comunicar com os ocupantes. O modelo base foi apresentado no CES de 2017, em Las Vegas.
16 Outubro 2017, 17h05

A Toyota deverá iniciar os testes com modelos autónomos, elétricos e dotados de inteligência artificial para interagir com os ocupantes, anunciou a marca esta segunda-feira, de acordo com o avançado pela Reuters.

O modelo que servirá de base a este novo veículo será o Concept-i, que foi apresentado no Consumer Electronics Show de Las Vegas (CES) e tem uma autonomia de 300 km. O modelo será capaz de conversar com os ocupantes da viatura, ao mesmo tempo que recolhe informações sobre as suas preferências, hábitos e emoções, através de sistemas de computação neural e da leitura das suas expressões faciais, bem como do seu tom de voz e das ações que leva a cabo. Com estas informações, o veículo será capaz de tomar os comandos do veículo sempre que necessário – por exemplo, depois de constatar que o condutor está demasiado cansado para conduzir – e também interagir com todos os ocupantes.

“Ao usar Inteligência Artificial, queremos expandir e melhorar a experiência de condução, voltando a fazer do automóvel um objeto de afetos”, afirmou Makoto Okabe, diretor geral da divisão de planeamento de veículos elétricos da marca. A Toyota já se comprometeu com o investimento de mil milhões de dólares no desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial e condução autónoma, numa altura em que está cada vez mais acesa a luta entre os vários construtores e algumas empresas tecnológicas para produzir veículos autónomos e inteligentes.

Exemplos da aposta dos construtores neste segmento são o investimento de mil milhões de dólares da Ford na Argo AI, uma start-up que está a desenvolver um serviço de motorista a pedido com carros autónomos, exemplo que foi seguido pela General Motors, que também investiu em start-ups deste género. Além disso, a Honda Motor e o Softbank Corp anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de tecnologia robótica humanoide em automóveis, com o objetivo de lhes permitir comunicar com os condutores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.