[weglot_switcher]

Trabalhadores da VW Autoeuropa exigem compensação por fábrica de Palmela liderar ranking do grupo alemão

Trabalhadores exigem quota-parte do sucesso da VW Autoeuropa. Reclamam compensação monetária pelo facto da fábrica Palmela estar em primeiro lugar no ranking das fábricas da VW. E investimentos, do grupo alemão, para aumentar a capacidade produtiva que permitam ainda manter ou mesmo aumentar os postos de trabalho e repensar os horários praticados.
  • Luis Viegas
4 Novembro 2019, 14h39

A Comissão Sindical do SITE Sul na Volkswagen (VW) Autoeuropa exige à administração o reconhecimento através de compensação aos trabalhadores pelo facto da fábrica Palmela estar em primeiro lugar no ranking das fábricas da VW. E reclamam esforços para investimentos para aumentar a capacidade produtiva da fábrica. Sindicato SITE Sul afeto a esta federação já entregou reivindicações: aumento salarial mínimo de 90 euros por mês, redução progressiva do horário de trabalho para as 35 horas semanas constam da lista.

A federação intersindical Fiequimital dá conta nesta segunda-feira, 4 de novembro, que a VW Autoeuropa está em primeiro lugar no ranking das fábricas da VW, o que diz, “deve servir para mais do que propaganda”,  remetendo para o mais recente número do boletim da Comissão Sindical do SITE Sul na VW Autoeuropa, distribuído na passada quinta-feira, 31 de outubro, na fábrica.

Segundo este boletim, a VW Autoeuropa está no primeiro lugar do ranking das fábricas do fabricante alemão de automóveis, porque ““muito se deve ao esforço e profissionalismo de todos os trabalhadores”.

“Não basta apenas fazer propaganda deste feito, deve a administração fazer o merecido reconhecimento a todos os trabalhadores sem excepções de forma monetária como compensação pelo esforço exigido diariamente”,  defende a Comissão Sindical do SITE Sul na VW Autoeuropa.

O Sindicato destaca ainda que este será o momento oportuno para que a administração da empresa  faça na sede do grupo, em Wolfsburg, “todos os esforços para que haja investimentos em Portugal”, no sentido de aumentar a capacidade produtiva da fábrica.

“Para melhorar as condições de vida e de trabalho, esses investimentos devem permitir reduzir os ritmos laborais praticados actualmente e que contribuem para a degradação da saúde dos trabalhadores”, sustenta o SITE Sul, acrescentando que  os investimentos devem ainda permitir “manter ou mesmo aumentar a produção e os postos de trabalho e, num futuro próximo, repensar os horários praticados”.

 

Já foram entregues reivindicações para 2020 no sector automóvel

O SITE Sul deu ainda conta aos trabalhadores, no final de outubro, que a Comissão Negociadora da Fiequimetal para a contratação colectiva entregou no passado dia 17 de outubro as nossas principais reivindicações para o setor automóvel aos representantes das  associações patronais para 2020.

O boletim da Comissão Sindical do SITE Sul na VW Autoeuropa, distribuído na fábrica, elenca aqui aumento geral dos salários de três euros por dia, com o mínimo de 90 euros por mês, a atualização do salário de admissão no sector para 850 euros, bem como a redução progressiva do horário de trabalho para as 35 horas semanais, efetivação do disposto na legislação laboral sobre a formação contínua (40 horas anuais por trabalhador).

“Estas são algumas das nossas reivindicações para o sector automóvel,  entendemos que os patrões do sector têm todas as condições para no próximo ano responder de forma positiva aos trabalhadores, dado os resultados positivos que as suas empresas apresentam.  Apelamos a todos os trabalhadores que se unam na luta para que estas reivindicações se transformem numa realidade para o setor automóvel”, conclui o SITE Sul.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.