[weglot_switcher]

Transparência das decisões e dos processos: como garantir? Veja o “Boa Governança”

Como se garante um equilíbrio saudável entre gestão executiva e administração e como se assegura a transparência das decisões e dos processos? Estes são alguns dos temas em destaque nesta edição, em que o convidado é João Castello Branco, gestor com larga experiência e agora presidente da associação dNovo.
5 Dezembro 2025, 07h00

 

Ouça e acompanhe o “Boa Governança” também em formato podcast:

 Spotify 

João Castello Branco, gestor com larga experiência e agora presidente da dNovo, uma associação que aposta na valorização, capacitação e reintegração de profissionais experientes, é o convidado desta edição em que vamos falar do difícil equilíbrio entre a gestão executiva e administrativa e a transparência das decisões e dos processos.

Na rubrica “Recordar é Aprender”, lembramos o escândalo da Wirecard, que evoluiu de uma empresa de pagamentos com negócios dúbios para um grupo com tentáculos em vários países. Em 2018, chegou a ser maior que os dois maiores bancos alemães, mas era, na verdade, uma operação de fraudulenta de elevada complexidade; já na rubrica “Comply or Explain”, escolhemos para este episódio o recente caso da BBC, que se viu enredada em múltiplas críticas, a mais visível relacionada com a edição de um
discurso de Donald Trump.

O “Boa Governança” resulta de uma parceria entre o Jornal Económico e o Instituto Português de Corporate Governance, e é um espaço para debatermos os desafios que as organizações enfrentam na área da governança, com Ricardo Santos Ferreira, subdiretor do JE, e José Costa Pinto, vice-presidente do IPCG.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.