Transportares preocupados com a situação política na Europa

“O futuro começa hoje” é este o mote do congresso da ANTRAM, associação das empresas lusas de transporte de mercadorias. Durante dois dias serão debatidos temas como o mercado livre, a evolução dos camiões e o futuro do setor em Portugal.

O Brexit, as questões relacionadas com a emigração e a presidência de Donald Trump serão alguns dos temas em análise na 17.ª edição do Congresso Nacional da Associação Nacional de Transportes Públicos Rodóviarios (ANTRAM), que decorre entre 20 e 21 de outubro, no Algarve.

Durante estes dois dias, o congresso pretende debater, sob o mote “O futuro começa hoje”, os desafios que se apresentam nesta área à Europa, entre outras matérias. Esta será a temática do primeiro painel, que destaca as barreiras que a desagregação da União Europeia levanta ao livre mercado único.

O segundo dia do congresso focar-se-á no futuro do transporte de mercadorias em Portugal, uma atividade que a própria ANTRAM considera “fundamental para a economia nacional e para as exportações”. Em debate estarão a falta de regulação da atividade, a escassez da mão-de-obra qualificada e, ainda, as condições necessárias para a construção de uma política estratégica para a dinamização do setor.

À tarde, o debate vai centrar-se na próxima evolução do setor – o camião autónomo –, que aparecerá na sequência do aumento da demanda por serviços especializados e cada vez mais tecnológicos.

Relacionadas

Carros elétricos serão catalisador de mudança em todo o mundo

Quando combinados com sistemas de condução autónoma e novas ferramentas de mobilidade, os carros elétricos levarão a mudanças de fundo em todas as áreas de negócio ligadas ao automóvel. Da petrolífera à seguradora, passando pelo retalho e mesmo pelo estacionamento.

Tesla testa tecnologia autónoma para camiões

A pouco mais de um mês da esperada revelação do Semi, a Tesla está a desenvolver um sistema de condução autónoma para camiões e pretende testá-lo no Estado norte-americano do Nevada.

Fuso eCanter em Portugal ainda este ano

A Fuso pretende lançar uma edição limitada do camião ligeiro elétrico eCanter em três cidades mundiais. Lisboa será uma delas. Todas as unidades serão produzidas no Tramagal.
Recomendadas

China chama embaixador dos EUA após sanções impostas contra o Exército

Em causa estão a sanções impostas pelo Governo norte-americano ao Equipment Development Department (EDD), responsável pelas armas e equipamentos do exército chinês, e ao seu diretor, Li Shangfu, por ter comprado armamento à empresa Rosoboronexport, exportadora russa de armamento, que já havia sido sancionada por Washington.

Marcas ocidentais perdem terreno nas preferências dos consumidores chineses

Enquanto a Apple, IKEA, Nike ou BMW perdem popularidade, marcas chinesas como a Alipay, Huawei ou Taobao sobem no índice de preferência dos consumidores.

Preços da eletricidade e gás em Espanha e Portugal são dos mais caros da União Europeia

No segundo semestre de 2017, a Espanha foi o sexto país da União Europeia com eletricidade mais cara (Portugal foi o quinto), segundo dados compilados pelo Eurostat. No topo desta tabela destacam-se a Alemanha, a Dinamarca e a Bélgica.
Comentários