[weglot_switcher]

Três pensadores de renome pensam a “Era da Inteligência Artificial”

Lançada em simultâneo com a edição norte-americana, a obra junta o ex-secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger, com o antigo presidente do Google, Eric Schmidt, e o reitor do MIT, Daniel Hutttenlocker.
Henry Kissinger
10 Novembro 2021, 12h29

Três dos mais reputados e estimulantes pensadores da atualidade refletem sobre as novas tecnologias, as transformações que está a provocar na sociedade e o que isso significa para a Humanidade no livro  “A Era da Inteligência Artificial”, que a Dom Quixote edita na próxima terça-feira, 16 de Novembro.

Lançada em simultâneo com a edição norte-americana, a obra junta o ex-secretário de Estado norte-americano, Henry Kissinger, com o antigo presidente do Google, Eric Schmidt, e o reitor do MIT, Daniel Hutttenlocker.

A profunda transformação em curso, as enormes potencialidades e as ameaças desta nova época levaram estes três distintos pensadores a reunir-se semanalmente durante mais de um ano para escreverem este livro onde refletem sobre como as inovações são muito mais do que uma conquista tecnológica e de transformação económica.

Kissinger, Schmidt e Huttenlocher revelam o alargado impacto no conhecimento, na política e nas sociedades em que vivemos, e apresentam uma era de coabitação entre humanos e Inteligência Artificial que está prestes a redefinir o nosso lugar no Universo. Estamos a criar IA que consegue encontrar drogas milagrosas, derrotar forças militares lideradas por humanos, dissipar barreiras linguísticas e ganhar acesso a áreas de conhecimento que ignorávamos. Estamos a entrar numa nova fase da história da humanidade quando um robô aprende a ganhar partidas de xadrez escolhendo jogadas que os grandes mestres nunca tinham considerado. Outro descobre um antibiótico ao analisar propriedades moleculares que os cientistas não compreendiam. Aviões a jato manobrados por IA conseguiram derrotar pilotos experientes em combates simulados e a IA está a entrar nos motores de busca online, no streaming, na medicina, na educação e em muitos outros domínios, e, ao fazê-lo, está a alterar a forma como os humanos experienciam a realidade.

Henry A. Kissinger foi o 56.º secretário de Estado dos EUA, entre setembro de 1973 e janeiro de 1977. Também serviu enquanto conselheiro do presidente para os Assuntos de Segurança Nacional entre janeiro de 1969 e novembro de 1975. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1973, a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977 e a Medalha da Liberdade em 1986. É presidente da Kissinger Associates, Inc., uma firma de consultoria.

Eric Schmidt é um tecnólogo, empresário e filantropo. Enquanto CEO da Google foi pioneiro na sua transformação de startup de Silicon Valley a líder global em tecnologia. Foi CEO e presidente da Google entre 2001 e 2011, presidente-executivo entre 2011 e 2018 e conselheiro técnico entre 2018 e 2020. Durante a sua liderança, a Google ampliou drasticamente a sua infraestrutura e diversificou a oferta de produtos, mantendo uma forte cultura de inovação.

Daniel Huttenlocher é o reitor inaugural do MIT Schwarzman College of Computing e preside ao conselho de administração da John D. and Catherine T. MacArthur Foundation. É ainda membro dos conselhos de administração da Corning Inc. e da Amazon.com

A tradução de “A Era da Inteligência Artificial” é de José Mendonça da Cruz.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.