Sendo Tony Gonçalves o responsável por trazer o conceito para Portugal, a pergunta é inevitável. Faz um balanço positivo? “Curiosamente, fazem-me muito essa pergunta”. A resposta é “sim”. “Vamos ter uma segunda edição este ano”, de 30 de outubro a 1 de novembro, novamente no Unicorn Factory, Beato, em Lisboa. E sublinha, “se a missão e o propósito foi identificar ou pôr os criativos portugueses num palco com criativos internacionais, então, a missão foi mais do que cumprida”.
“Ter no palco o Dino D’Santiago com a Whoopi Goldberg… é algo que não tem ‘preço’”. Destaca ainda a presença de importantes produtores de cinema americanos, como John Killick e Patty Jenkins, também realizadora [“Mulher-Maravilha”], que estiveram numa talk com “o Diogo Brito, da produtora portuguesa 313features: não há um valor financeiro que se possa aplicar, portanto, nesse aspeto, acho que se cumpriu muito mais [do que o esperado]”.
A edição inaugural contou com a presença de Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff, cofundadores do festival nova-iorquino, que este ano se expande de dois para três dias, numa parceria do Grupo Impresa com o Tribeca/EUA e a Câmara de Lisboa. Não foram divulgados detalhes sobre a programação para 2025, mas deixamos alguns números referentes à 1ª edição.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com