[weglot_switcher]

Tribunal dá razão à DECO e declara nula cláusula abusiva do Cartão Universo

A cláusula responsabilizava integralmente o consumidor por operações de pagamento online realizadas sem recurso ao “cartão virtual”, disponibilizado pela entidade emissora do Cartão Universo.
13 Novembro 2025, 07h45

Na sequência de uma denúncia apresentada pela DECO, o Tribunal Judicial da Comarca da Maia declarou nula a cláusula do contrato do Cartão Universo.

A cláusula responsabilizava integralmente o consumidor por operações de pagamento online realizadas sem recurso ao “cartão virtual”, disponibilizado pela entidade emissora do Cartão Universo.

Na decisão, posteriormente confirmada pelo Tribunal da Relação do Porto, o Tribunal considerou que esta cláusula contrariava o princípio da boa-fé e colocava também o consumidor numa posição de desequilíbrio contratual.

Com esta decisão, a Universo fica obrigada a eliminar a cláusula dos seus contratos e a divulgar publicamente esta sentença, assegurando a informação e proteção de todos os que utilizam este cartão.

Esta vitória reforça a proteção dos direitos dos consumidores, contribuindo para a prevenção, a eliminação de práticas contratuais lesivas e o equilíbrio e segurança na relação contratual.

Como a melhor defesa é a prevenção, partilhamos algumas boas práticas para evitar comportamentos de risco e salvaguardar-se de fraudes informáticas:

  • Nunca partilhe códigos ou dados bancários com terceiros, mesmo que pareça ser um contacto do seu banco.
  • Confirme sempre o remetente antes de clicar em links ou abrir anexos em e-mails ou mensagens.
  • Desconfie de mensagens ou telefonemas urgentes em que se solicitam dados pessoais.
  • Utilize o “cartão virtual” ou métodos de pagamento semelhantes, para compras online, limitando o valor.
  • Active as notificações bancárias por SMS ou app para ser alertado de movimentos na sua conta em tempo real.
  • Verifique regularmente os extratos bancários e comunique de imediato qualquer operação suspeita à sua instituição financeira.
  • Evite redes Wi-Fi públicas para aceder ao homebanking ou realizar pagamentos.
  • Mantenha o antivírus e o sistema operativo atualizados, protegendo o seu dispositivo de Mallware.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.