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Tribunal de Contas dá visto prévio ao contrato de aquisição de 72 novas carruagens do Metro de Lisboa

Recorde-se que este contrato foi assinado a 22 de outubro de 2024 com a empresa Stadler Rail Valencia, S.A.U., pelo valor de 134 milhões de euros. Esta aquisição é cofinanciada por 45 milhões de euros pelo Programa Sustentável 2030 e o restante pelo Fundo Ambiental.
16 Maio 2025, 16h33

O Tribunal de Contas concedeu visto prévio ao contrato de aquisição de 72 carruagens (24 unidades triplas), com a opção de mais 36 (12 unidades triplas), para a frota do Metropolitano de Lisboa.

Recorde-se que este contrato foi assinado a 22 de outubro de 2024 com a empresa Stadler Rail Valencia, S.A.U., pelo valor de 134 milhões de euros. Esta aquisição é cofinanciada por 45 milhões de euros pelo Programa Sustentável 2030 e o restante pelo Fundo Ambiental.

O concurso público internacional para a aquisição destas unidades foi lançado por anúncio publicado em 4 de dezembro de 2023, com o preço base de 138 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

O contrato tem uma duração global de 54 meses, com início após a data do visto prévio do Tribunal de Contas.

“A aquisição das 24 unidades triplas da série ML 24 prende-se com o aumento expectável da procura na rede de Metropolitano nos próximos anos face à expansão da rede, o aumento e ajustamento das frequências de operação em resultado da instalação do novo sistema de regulação CBTC (Communications-based Train Control) e, ainda, a necessidade de gerir adequadamente os ciclos de vida da frota de material circulante do Metropolitano de Lisboa, assegurando processos de substituição programada dos ativos em fim de vida”, refere o Metro de Lisboa.

A empresa diz que cada unidade tripla das novas ML 24 é formada por duas carruagens motoras e uma carruagem reboque intermédia e “estará preparada para condução automática com maquinista a bordo (nível de automação GoA2), que assegurará funções de supervisão e controlo da operação, com posição central de condução na cabina, à semelhança da série ML 20”.

“As novas ML 24 funcionarão com um novo sistema de controlo automático e contínuo de comboios, novos sistemas de videovigilância, climatização e ventilação, deteção de incêndios, espaço para bagagem de maior volume, painéis digitais para informação ao cliente e melhoria das condições de evacuação em galeria, sensorização e manutenção preditiva”, acrescenta.

“As novas composições apresentam uma imagem moderna, mantendo, no entanto, uma coerência com a imagem das anteriores séries”, detalha o Metro de Lisboa.

“A nova série ML 24 garante, ainda, tal como a anterior série ML 20, acessibilidade plena, dispondo de áreas para fixação de cadeiras de rodas, devidamente sinalizadas, equipadas com um encosto, cinto de segurança e apoio lateral, intercomunicador e botão de aviso para contacto com o maquinista. Foi, igualmente, reforçado o contraste visual entre as portas e a estrutura das carruagens que, combinado com outros indicadores visuais e sonoros, permite aos clientes com deficiências visuais localizar melhor as portas e aferir o seu estado de abertura e fecho”, lê-se no comunicado.

Este é um investimento que integra o Plano de Expansão e de Modernização do Metropolitano de Lisboa e que tem como objetivo “contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável”.

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