Tropas da Turquia dão início a ataque ofensivo contra curdos na Síria

A operação começa dias depois de o presidente americano, Donald Trump, afirmar que os EUA não impediriam um ataque turco.

STR/Lusa

As forças militares da Turquia começaram a cruzar a fronteira com o Nordeste da Síria em preparação para uma ofensiva em larga escala contra militantes curdos que controlam a área, informou o presidente turco,  Recep Tayyip Erdogan . A operação começa dias depois de o presidente americano, Donald Trump, anunciar a retirada das forças militares norte-americanas.

Aviões de guerra turcos começaram a atacar posições no Norte da Síria, informou um porta-voz dos combatentes curdos. No começo da manhã desta quarta-feira, um pequeno grupo de forças especiais turcas entrou na Síria por dois pontos ao longo da fronteira, perto das cidades sírias de Tal Abyad e Ras al-Ayn, comfirou mais cedo uma autoridade turca, que falou sob condição de anonimato à Bloomberg.

O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, disse que “operações e o trabalho relacionados à operação ainda estão em andamento”, segundo a televisão estatal TRT. Fahrettin Altun, diretor de comunicações do presidente turco, por sua vez, disse que as forças turcas atravessariam a fronteira em breve para “neutralizar uma ameaça de longa data contra os cidadãos turcos”. Ele afirmou que os combatentes das milícias curdas podem “desertar ou teremos que impedi-los de interromper nossos esforços contra o EI”.

As forças lideradas pelos curdos estavam em alerta máximo e pediram aos combatentes que seguissem para a fronteira para defender a região contra a ofensiva turca, que deve envolver dezenas de milhares de soldados apoiados por tanques e veículos blindados do segundo maior exército da Otan.

Ler mais
Relacionadas

Trump ameaça “destruir” a economia turca no caso de intervenção militar na Síria que ultrapasse limites

Na noite de domingo Trump anunciou a retirada das tropas norte-americanas do norte da Síria, que esta segunda-feira justificou para assegurar que “chegou a hora de sair de guerras ridículas sem fim”.

Forças norte-americanas retiram-se do norte da Síria na iminência de ofensiva turca

As forças de segurança norte-americanas começaram a retirar-se de áreas ao longo da fronteira turca no norte da Síria, na iminência de uma ofensiva turca, de acordo com fontes curdas e uma organização não-governamental.
Recomendadas

Guerra comercial: Durão Barroso diz que na hora da escolha, Europa optaria pelos Estados Unidos

Antigo presidente da Comissão Europeia explicou que apesar do maior dinamismo da relação entre a União Europeia e a China, a relação económica e geopolítica com os Estados Unidos continua a pesar mais.

Boris Johnson ameaça recuar na proposta do Brexit e convocar eleições antecipadas em caso de chumbo

Frustrado com o impasse interminável do Brexit, o governo britânico ameaçou que, caso a proposta seja chumbada mais uma vez, que retirará a moção relativa ao Brexit e avançará para eleições antecipadas previstas para antes do Natal. “De forma alguma vou permitir meses mais disto”, afirmou Boris Johnson.

Instagram elimina fotografias de um cozido galego por “violência gráfica”

Tudo aconteceu após um comensal galego postar fotos de uma refeição para celebrar o “primeiro cozido da temporada” durante o almoço do domingo. A meio da tarde, o gastrónomo teve uma surpresa por parte da rede social.
Comentários