Tropas da Turquia dão início a ataque ofensivo contra curdos na Síria

A operação começa dias depois de o presidente americano, Donald Trump, afirmar que os EUA não impediriam um ataque turco.

STR/Lusa

As forças militares da Turquia começaram a cruzar a fronteira com o Nordeste da Síria em preparação para uma ofensiva em larga escala contra militantes curdos que controlam a área, informou o presidente turco,  Recep Tayyip Erdogan . A operação começa dias depois de o presidente americano, Donald Trump, anunciar a retirada das forças militares norte-americanas.

Aviões de guerra turcos começaram a atacar posições no Norte da Síria, informou um porta-voz dos combatentes curdos. No começo da manhã desta quarta-feira, um pequeno grupo de forças especiais turcas entrou na Síria por dois pontos ao longo da fronteira, perto das cidades sírias de Tal Abyad e Ras al-Ayn, comfirou mais cedo uma autoridade turca, que falou sob condição de anonimato à Bloomberg.

O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, disse que “operações e o trabalho relacionados à operação ainda estão em andamento”, segundo a televisão estatal TRT. Fahrettin Altun, diretor de comunicações do presidente turco, por sua vez, disse que as forças turcas atravessariam a fronteira em breve para “neutralizar uma ameaça de longa data contra os cidadãos turcos”. Ele afirmou que os combatentes das milícias curdas podem “desertar ou teremos que impedi-los de interromper nossos esforços contra o EI”.

As forças lideradas pelos curdos estavam em alerta máximo e pediram aos combatentes que seguissem para a fronteira para defender a região contra a ofensiva turca, que deve envolver dezenas de milhares de soldados apoiados por tanques e veículos blindados do segundo maior exército da Otan.

Ler mais
Relacionadas

Trump ameaça “destruir” a economia turca no caso de intervenção militar na Síria que ultrapasse limites

Na noite de domingo Trump anunciou a retirada das tropas norte-americanas do norte da Síria, que esta segunda-feira justificou para assegurar que “chegou a hora de sair de guerras ridículas sem fim”.

Forças norte-americanas retiram-se do norte da Síria na iminência de ofensiva turca

As forças de segurança norte-americanas começaram a retirar-se de áreas ao longo da fronteira turca no norte da Síria, na iminência de uma ofensiva turca, de acordo com fontes curdas e uma organização não-governamental.
Recomendadas

OMS avisa que “demasiados países estão a ir na direção errada”

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta segunda-feira que “demasiados países estão a ir na direção errada” no que respeita ao combate à pandemia da Covid-19.

Catalunha. Juiz bloqueia ordem de confinamento obrigatório decretado pelo governo regional

Em causa está a situação na cidade de Lleida e sete outros municípios da região de Segrià que têm registado um aumento do número de casos por Covid-19. O presidente da região autónoma desafiou o juiz e pediu aos 200 mil habitantes de Segrià “que sigam as recomendações do Governo da Catalunha”.

EUA. Florida atinge novo recorde diário de infetados

Se fosse um país, o estado norte-americano da Florida seria considerado o quarto lugar no mundo com mais novos casos, segundo uma análise feita pela Reuters.
Comentários