Donald Trump revelou este sábado que conversou com Benjamin Netanyahu sobre um possível acordo de defesa mútua entre os dois países, uma medida que serve claramente para reforçar a candidatura à reeleição do primeiro-ministro israelita dias antes de os eleitores irem às urnas.
“Tive uma conversa telefónica com o primeiro-ministro Netanyahu para discutir a possibilidade de avançar com um Tratado de Defesa Mútua entre os Estados Unidos e Israel, que ancoraria ainda mais a tremenda aliança entre nossos dois países”, disse Trump no Twitter. E acrescentou que espera continuar o debate ainda este mês, à margem da sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York.
Netanyahu agradeceu a Trump, dizendo também num tweet que Israel “nunca teve um amigo maior na Casa Branca” e acrescentou que esperava encontrar-se na ONU “para avançar um histórico Tratado de Defesa entre os Estados Unidos e Israel”.
Israel vai às urnas na terça-feira. O tweet de Trump parece apoiar o esforço de Netanyahu em permanecer no poder, mostrando os seus laços estreitos com a Casa Branca. Sondagens prevêem uma disputa acirrada, cinco meses após uma eleição em que Netanyahu se declarou vencedor, mas não conseguiu formar um governo de coligação.
O partido Likud, de Netanyahu, está em conflito com o partido centrista Azul e Branco liderado pelo ex-chefe das forças armadas Benny Gantz, que se concentrou fortemente nas acusações de corrupção contra Netanyahu.
Trump reforçou a candidatura de Netanyahu quando reconheceu a reivindicação de soberania de Israel sobre as Colinas de Golan antes das eleições no início deste ano.
Algumas autoridades israelitas promoveram a ideia de desenvolver os fortes laços de Netanyahu com o governo Trump, forjando um novo tratado de defesa entre ambos, focado especialmente nas garantias de assistência em qualquer conflito com o Irão. Alguns dos críticos de Netanyahu argumentaram que esse acordo poderia atar as mãos de Israel e negar-lhe autonomia militar.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com