“Acho que Donald Trump é a melhor coisa que podia ter acontecido à Europa”, referiu Pedro Santa Clara, fundador da Escola 42. “Nos últimos 25 anos a Europa tem estado em decadência, o PIB europeu era igual ao americano, e agora caiu. Somos uma espécie de museu para o resto do mundo, não temos qualquer tipo de concorrência empresarial e estamos a perder o comboio tecnológico”, salientou Pedro Santa Clara durante a conferência “Puxar Pela Cabeça”, na Nova SBE.
Na opinião do fundador da escola 42, as medidas que o novo presidente norte-americano planeia aplicar “vão aumentar a competitividade norte-americana”, sendo necessário uma “wake-up call na Europa”.
António Nogueira Leite, presidente do conselho de administração da MAPFRE e Professor na Nova SBE, refere que “nós olhamos para os americanos com uma arrogância superior”, no entanto “eles têm uma maior democratização do que a Europa”.
O professor catedrático sublinha que “temos um problema claro de crescimento e de atratividade daquilo que conseguimos fazer na Europa”.
“Quando comparamos a Europa com os Estados Unidos na criação de valor, de empresas, são espíritos completamente diferentes. Nós temos muita dificuldade, até na área tecnológica, em criar grandes empresas europeias”, destacou Cristina Fonseca, general partner na Indico Capital Partners.
A general partner sublinha que a Europa dedica-se muito à discussão dos temas, mas não realiza o restante investimento para que se possa criar novas empresas e aumentar a competitividade do bloco.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com