[weglot_switcher]

Trump, Milei e o risco das moedas digitais

Criptomoedas : O presidente norte-americano criou um ativo digital, que desvalorizou. O presidente argentino promoveu outro, que colapsou, e motivou uma queixa. E depois temos Elon Musk, adepto fervoroso.
22 Fevereiro 2025, 11h00

O presidente da Argentina, Javier Milei, e o presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, partilham mais do que políticas e uma determinada visão da sociedade, também o apoio e a adoção de criptomoedas, o que não tem corrido bem.

Donald Trump foi criticado por ter lançado a sua “meme coin”, um ativo digital que tem como único valor a comunidade que o suporta, imediatamente antes do regresso á Casa Branca. A “The Oficial Trump”, conhecida simplesmente como TRUMP, foi lançada por Donald Trump na sua conta na sua rede social, a Truth Social, apenas quatro dias antes da tomada de posse como o 47º presidente dos EUA. Nas duas primeiras sessões subiu 1.711%, para 73,34 dólares (cerca de 69,9 euros), para depois cair violentamente, cotando nesta altura a 16,92 dólares (cerca de 16,1 euros).

A primeira-dama, Melania Trump, também lançou a sua própria moeda-meme na véspera da tomada de posse, mas que caiu 79,2%, para 2,70 dólares (cerca de 2,57 euros).

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.