O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que irá nomear William Barr, que já liderou o Departamento da Justiça do ex-Presidente George W. Bush, para o cargo de procurador-geral dos Estados Unidos.
O anúncio foi feito aos jornalistas esta sexta-feira, e confirmado depois através do Twitter. Trump garantiu que Barr foi a sua “primeira escolha desde o dia 1” e que ele é não apenas “um dos juristas mais respeitados do país”, mas também “um homem incrível, uma pessoa incrível, um homem brilhante”.
….and one of the most highly respected lawyers and legal minds in the Country, he will be a great addition to our team. I look forward to having him join our very successful Administration!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 7, 2018
O novo procurador-geral tem agora nas suas mãos a responsabilidade da investigação sobre a potencial ingerência da Rússia na campanha presidencial de Trump, em 2016. Essa é vista como um ponto determinante no seu mandato.
Jeff Sessions, o antigo procurador geral, abandonou o cargo após um ano de ataques e críticas pessoais de Trump por ter aberto a porta à nomeação do procurador especial Robert Mueller, que tomou a seu cargo a investigação, tendo começado a analisar se a intimidação de Sessions seria parte de um plano mais abrangente de obstrução à Justiça.
Na declaração desta sexta-feira, o Presidente norte-americano confirmou ainda a nomeação de Heather Nauert, ex-jornalista da Fox News e atual porta-voz do Departamento de Estado, como nova embaixadora dos Estados Unidos na ONU.
As nomeações do Presidente têm agora de ser aprovadas pelo Senado, algo que, de acordo com fontes dos comités responsáveis ouvidos pelo ”Washington Post”, só deverá acontecer já no próximo ano, depois de os novos senadores tomarem posse a 3 de janeiro.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com