[weglot_switcher]

Trump promete mais petróleo e gás: “vamos exportar energia americana para todo o mundo”

O novo presidente norte-americano promete reduzir os preços internos da energia e vender mais petróleo e gás para o exterior.
U.S. President Donald Trump speaks in the East Room of the White House in Washington, U.S., November 4, 2020. REUTERS/Carlos Barria/File Photo
20 Janeiro 2025, 17h27

Donald Trump vai declarar o estado de emergência nacional para acelerar projetos de petróleo, gás e de energia.

O objetivo desta decisão é aprovar mais rapidamente projetos que demorariam anos a serem licenciados, anunciou hoje o novo presidente dos Estados Unidos da América.

“Vamos produzir a maior quantidade de petróleo e gás, reduzir os preços, aumentar as reservas estratégicas, e exportar energia americana para todo o mundo”, disse hoje Donald Trump durante o discurso de inauguração do seu mandato realizado no Capitólio em Washington, EUA.

“O ouro líquido vai ajudar-nos a voltar a ser o país mais rico do mundo”, acrescentou.

Outra promessas incluem o rasgar do plano de fomento da economia verde americana (Green New Deal) e acabar com os apoios à compra de carros elétricos.

Prometeu assim “construir carros na América a um ritmo nunca visto”, afirmou.

Um responsável da Casa Branca, que falou sob o anonimato, disse hoje: “”O tema aqui é promover energia barata para os americanos. A energia faz parte de toda a nossa economia, é essencial restaurar a nossa segurança nacional e exercer o domínio norte-americano sobre a energia em todo o mundo”, afirmou, citado pela “Reuters”.

O barril de Brent desce cerca de 1% para quase 80 dólares na negociação desta segunda-feira.

Joe Biden tentou desacelerar nos combustíveis fósseis, mas a produção dos EUA de petróleo e gás atingiu recordes durante o seu mandato, impulsionada pelos preços elevados atingidos após a invasão russa da Ucrânia.
A inteligência artificial é uma das razões pelas quais Trump quer fazer da energia uma prioridade, dado já ter assinalado que está numa luta com a China pelo domínio neste campo.
O responsável da Casa Branca disse que Trump vai tomar “decisões para desenvolver os recursos naturais do Alaska”, como petróleo, gás, marisco, madeira e minerais críticos. A região é vista como uma reserva natural importante para os democratas, que a têm tentado preservar, mas os republicanos têm-se focado em explorar os combustíveis fósseis na região.
RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.