[weglot_switcher]

Trump promete não construir torre se comprar a Gronelândia

“Prometo não fazer isto na Gronelândia”, afirma Trump no Twitter. A publicação do presidente sobre a compra da ilha dinamarquesa pode querer significar que Donald Trump quer avançar com a oferta irrealista. O Governo de Copenhaga já deixou bem claro que a Gronelândia não está à venda e que a ideia é “absurda”.
20 Agosto 2019, 10h48

Depois de revelar que a compra da Gronelândia seria “um bom negócio imobiliário”, o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, levou a polémica até ao seu Twitter.

Com uma montagem fotográfica, Donald Trump colocou uma Trump Tower dourada junto a uma fotografia de várias casas na ilha dinamarquesa.

Resta saber se Trump estava a ser irónico ou se está a falar a sério, apesar de ser totalmente irrealista a sua intenção de comprar a ilha que pertence à Dinamarca, conforme o governo de Copenhaga já deixou bem claro.

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, assumiu que “a Gronelândia não está à venda” e que a ideia da compra é “absurda”.

O governo regional da Gronelândia também reagiu às notícias que davam conta que Donald Trump queria comprar a ilha, garantido que “não está à venda”

A última tentativa de compra da Gronelândia aconteceu em 1946, sob a alçada de Truman. Na altura, o 33º presidente dos EUA ofereceu 100 milhões de dólares em ouro (algo que hoje significa cerca de 90 milhões de euros). Foi divulgado que a iniciativa de Truman se devia ao uso militar e estratégico que a ilha oferecia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.