[weglot_switcher]

“Trump quer que Nikki Halley desista antes da super-terça-feira”. Veja “A Arte da Guerra”

Só Nikki Halley resiste na corrida com Donald Trump à nomeação republicana para as presidenciais norte-americanas. Na Ucrânia, Zelensky já se conformou com a possibilidade de um regresso de Trump à Casa Branca. Veja a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa.
25 Janeiro 2024, 11h00

Num caminho que parece imparável, Donald Trump está praticamente sozinho na corrida à vitória nas primárias republicanas. Apenas Nikki Haley resiste, mas pode ser por pouco tempo. Trump gosta de confronto, mas se não tiver de o fazer, poupará muitos milhões numa campanha que pode passar a ser minimalista.

Seja como for, uma parte do mundo – Volodymyr Zelensky incluído – já incorporou que Trump será o próximo presidente dos Estados Unidos. Entretanto, Vladimir Putin está a preparar uma viagem com pompa e circunstância à Turquia, um país NATO que assim volta à linha da frente da ofensiva diplomática em torno da guerra na Ucrânia.

Quanto à guerra na Palestina, está tudo na mesma: é o descalabro. Felizmente, Irão e Paquistão decidiram não criar mais uma frente de guerra – e os desentendimentos fronteiriços parecem estar sanados. Mas serviram para identificar outro foco de tensão, que a maioria dos europeus nem sequer sabia que existia.

Tudo para ver esta semana em ‘A Arte da Guerra’, da plataforma multimédia JE TV, um programa conduzido pelo jornalista António Freitas de Sousa e com os comentários do Embaixador Francisco Seixas da Costa.

Ouça e acompanhe “A Arte da Guerra” também em formato podcast:

Apple PodcastsSpotify | Google Podcasts | Anchor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.