[weglot_switcher]

Trump quer sanções do G7 ao petróleo russo

Os EUA também vão defender junto do G7 que deve ser criada uma moldura legal para usar ativos russos arrestados para financiar a defesa da Ucrânia.
epa12303548 US President Donald Trump (R) welcomes Russian President Vladimir Putin during their meet to negotiate at Joint Base Elmendorf-Richardson in Anchorage, Alaska, USA, 15 August 2025. EPA/GAVRIIL GRIGOROV/SPUTNIK/KREMLIN POOL / POOL MANDATORY CREDIT
12 Setembro 2025, 18h39

Os EUA querem que o grupo dos 7 países mais ricos do mundo (G7) imponha tarifas de 100% na China e na Índia pelas suas compras de petróleo russo.

Donald Trump quer forçar Vladimir Putin a acabar com a guerra na Ucrânia e disse hoje que a sua paciência está a “terminar rapidamente”.
“Vou impor sanções muito duras a bancos e ao petróleo e também a tarifas”, disse em entrevista citado pela “Bloomberg”.

Os EUA também vão defender junto do G7 que deve ser criada uma moldura legal para usar ativos russos arrestados para financiar a defesa da Ucrânia.

Atualmente, existem 300 mil milhões de dólares de ativos russos apreendidos, a grande maioria na Europa.

O barril de Brent já esteve hoje a subir quase 2%, mas ganha agora menos de 1% para quase 67 dólares.

Responsáveis de Washington também estão a pressionar os países europeus para usarem os bens arrestados para aumentar a pressão sob Moscovo, com o  objetivo de providenciar empréstimos à Ucrânia.

Os ministros das Finanças do G7 reúnem-se esta sexta-feira para discutir formas de aumentar a pressão sobre a Rússia.

As propostas dos EUA defendem tarifas de 50% a 100% sobre a China e a Índia e medidas restritivas às importações e exportações de energia russa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.