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Tupperware declara falência: o que ditou a queda da marca icónica?

A empresa, detentora da icónica marca, pretende obter aprovação judicial para facilitar um processo de venda do negócio e continuar a funcionar durante os procedimentos de falência.
tupperware
18 Setembro 2024, 12h23

A Tupperware Brands avançou com pedido de falência após anos de luta contra o declínio nas vendas e a crescente concorrência, avançou a “Bloomberg”. A icónica marca dos recipientes de plástico de várias cores quer agora obter aprovação judicial para facilitar o processo de venda do negócio, pretendendo manter-se em atividade durante o processo.

A marca Tupperware iniciou voluntariamente o processo sob o Capítulo 11. O pedido entrou no Tribunal de Falências de Delaware e, após este facto, as ações da empresa descolaram mais de 50% na Bolsa de Nova Iorque, levando à suspensão das negociações.

A Tupperware, que por décadas dominou o mundo do armazenamento de alimentos, tem vindo a alertar desde 2020 para dúvidas em relação à sua capacidade de permanecer no mercado.

Em abril de 2023, a empresa norte-americana alertou que poderia entrar em colapso a menos que conseguisse rapidamente novos financiamentos. A Tupperware ainda tentou reposicionar-se para um público mais jovem, mas não conseguiu impedir a queda acentuada de vendas.

A diretora-geral da empresa, Laurie Ann Goldman, sustentou que a situação financeira da empresa foi afetada, nos últimos anos, pelo difícil ambiente macroeconómico. A par disto, a diminuição da procura pelos seus produtos enfraqueceu a atividade da empresa, que já se debatia com alguns problemas de liquidez.

Há três meses, em junho, a empresa revelou planos de encerrar a sua única fábrica nos EUA e demitir os quase 150 funcionários.

O pedido de falência em Delaware segue negociações de meses de duração entre a Tupperware e os credores sobre como gerir os mais de 700 milhões de dólares em empréstimos. Os credores concordaram em dar à Tupperware algum espaço para ‘respirar’ nessa dívida, mas o negócio continuou a deteriorar-se.

A empresa foi fundada em 1946, no estado de Massachusetts, e tornou-se conhecida nas décadas de 1950 e 1960, quando as pessoas realizavam “festas Tupperware” nas suas casas para vender recipientes de plástico para armazenamento de alimentos. Empresa deu o salto para território europeu em meados dos anos 60.

Tupperware em suspense

A empresa já não se mostrava de boa saúde. Só no ano passado, as ações da Tupperware caíram perto de 75%, o que não sinalizava bons ventos. Também a reorganização da equipa de gestão não agoirou um bom futuro.

Os meios de comunicação social norte-americanos indicam que a empresa possui um ativo avaliado entre os 500 milhões de dólares (449 milhões de euros) e mil milhões de dólares (898 milhões de euros), além de um passivo entre mil milhões e 10 mil milhões de dólares.

Mediante a suspensão da negociação dos títulos, a Tupperware tem as suas ações avaliadas em 0,51 dólares, possuindo uma capitalização de mercado de apenas 23,73 milhões de dólares

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