[weglot_switcher]

Turquia cada vez mais na linha da frente da indústria do armamento

A exportações da indústria foram de quase cinco mil milhões de dólares, um recorde anual a um mês do findo do ano.
3 Dezembro 2023, 19h43

A indústria militar da Turquia superou o recorde anual anterior de exportações, a um mês do fim do ano. O volume de negócios do sector atingiu, entre janeiro a novembro, 4,8 mil milhões de dólares, de acordo com dados da Assembleia de Exportadores da Turquia (TIM), citados pela imprensa do país.

As capacidades dos veículos da Turquia, lideradas pelos seus drones de combate, desencadearam uma procura sem precedentes e depois de um pico de mais de 4,4 mil milhões de dólares em 2022, o presente ano é de novos recordes. As estimativas para o final de 2023 estão agora nos 5,5 mil milhões.

“Com as nossas iniciativas da indústria de defesa, as nossas exportações estão a aumentar exponencialmente. A nossa meta este ano é superar seis mil milhões”, disse Erdogan no final de setembro, ao citar um crescimento enorme: há duas décadas, as exportações de armamento não iam além dos 248 milhões de dólares. A Turquia exposta atualmente cerca de 230 produtos diferentes para cerca de 170 países.

Na indústria da aviação, o país é um dos principais construtores de estruturas e equipamentos de aeronaves e um provedor de serviços de manutenção para os principais fabricantes de plataformas do mundo.

A profunda transformação na indústria de defesa de Türkiye foi estimulada por uma série de embargos ocidentais. Nos últimos 20 anos, a transformação visou reduzir a dependência externa das armas ocidentais por meio de iniciativas inovadoras de engenharia e tecnologias desenvolvidas internamente, refere ainda a imprensa.

O impulso levou ao desenvolvimento de uma série de plataformas aéreas, terrestres e marítimas locais, que ajudaram a reduzir a dependência externa da Turquia na defesa em cerca de 80%. Neste momento, apenas 20% das necessidades da defesa são adquiridas no estrangeiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.