[weglot_switcher]

UAveiro impulsiona mudança de hábitos e distribui 239 bicicletas a alunos, professores e funcionários

O projeto, pioneiro em Portugal, é lançado esta segunda-feira, 23 de novembro, e, segundo o reitor Paulo Jorge Ferreira, permite que se façam menos 16 mil quilómetros de carro. Um contributo para um ar mais limpo.
23 Novembro 2020, 08h10

Alunos, professores, investigadores, técnicos administrativos e de gestão da Universidade de Aveiro vão receber bicicletas para deixar o carro em casa. No total serão entregues 239 bicicletas mecânicas e elétricas (estas últimas em menor número), o que representa um esforço coletivo de toda a comunidade académica visando uma mudança de hábitos.

Em conjunto, as quase duas centenas e meia de novos ciclistas comprometem-se a fazer cerca de 16 mil quilómetros por semana, deixando o automóvel em casa nas deslocações para a Universidade. “São menos 16 mil quilómetros que se farão de carro e menos automóveis a chegar ao campus, um ar mais limpo. Para quem está farto de confinamento, andar de bicicleta é uma variante muito agradável”, afirma o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira.

O projeto, pioneiro em Portugal, é lançado esta segunda-feira, 23 de novembro, pelas 11h30, na presença do secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, do presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Eduardo Feio, da presidente da Comissão Diretiva do PO SEUR, Helena Pinheiro de Azevedo. A Universidade faz-se representar por Alexandra Queirós, e José Carlos Mota, respetivamente, vice-reitora e coordenador técnico e professor do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território.

As bicicletas chegarão às mãos dos seus destinatários na terça e quarta-feira. E em janeiro, voltará a ser aberto novo concurso para uma nova utilização durante seis meses.

Além da distribuição e utilização temporária das bicicletas mecânicas e elétricas, o UAUBike prevê a realização de ações de formação e sensibilização sobre segurança na circulação rodoviária, o uso da bicicleta e as vantagens desta opção em detrimento de outros meios de transporte. Estas ações decorrerão em Aveiro, Oliveira de Azeméis e Águeda, onde existem campi e comunidades UA e onde vão ser distribuídas bicicletas.

“É uma obrigação de todos… É também uma questão de cidadania. Temos objetivos individuais que também contribuem para que, a nível coletivo, consigamos cumprir esse desafio que é um desafio de futuro, para que os nossos filhos e netos possam dispor de um continente onde se possa viver”, diz o reitor, referindo-se à meta assumida pela União Europeia para que este se torne um continente neutro em emissões de carbono até 2050.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.