[weglot_switcher]

Ubiwhere lidera projeto 5G para instalar antenas em postes de iluminação e paragens de autocarro

A empresa nacional quer ajudar a responder aos desafios da implementação do 5G.
  • ©Kendal
3 Julho 2020, 09h57

Chama-se Scalable and Self-Optimized Wireless Network Backhauling for 5G (SNOB-5G) e é o novo projecto internacional, cujo consórcio será liderado pela Ubiwhere, uma empresa nacional.

«O projecto SNOB-5G é desenvolvido ao abrigo do programa Portugal2020, conta com o apoio do Programa MIT Portugal» e, além da Ubiwhere, conta com a participação do Laboratório de Investigação de Electrónica do MIT, do Instituto de Telecomunicações (Aveiro) e do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra.

Este projecto tem como objectivo responder aos desafios da implementação do 5G, como as «elevadas expectativas de qualidade», a necessidade de «serviços inteligentes às cidades» e a «sobrepopulação dos centros urbanos» – tudo isto exige uma «instalação massiva e ubíqua de uma rede 5G de forma escalável e eficiente», diz a Ubiwhere.

Desta forma, o SNOB-5G vai reunir vários especialistas em telecomunicações e outras tecnologias para «investigar, desenhar e implementar uma inovadora e robusta solução inteligente para ligações backhaul sem fios entre unidades 5G».

O backhaul é, lembra a empresa nacional, a «estrutura da rede responsável por estabelecer a ligação entre o núcleo da rede e as unidades de distribuição».

Uma das possibilidades em cima da mesa é usar esta tecnologia em «postes de iluminação, bancos ou paragens de autocarro» para emitir o sinal 5G, para que fique disponível para os clientes das operadoras e para «sistemas de transporte inteligentes e comunicação veicular para carros autónomos».

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.