[weglot_switcher]

UBS resolve investigação sobre Credit Suisse com multa de 300 milhões de dólares

O acordo foi atingido na sexta-feira, dia 1 de agosto, e visa colocar um ponto final na resolução de problemas relacionados com a gestão danosa de investimentos apoiados por hipotecas numa subsidiária da Credit Suisse. Caso remonta a 2017.
EPA/MICHAEL BUHOLZER
4 Agosto 2025, 09h12

O UBS Group chegou a acordo com o Departamento de Justiça dos EUA para resolver um caso de 2017 relacionado com a gestão de hipotecas e investimentos do Credit Suisse, pagando uma multa de 300 milhões de dólares para o efeito. Este é mais um passo na resolução dos problemas associados ao Credit Suisse, que o UBS comprou em 2023.

O acordo foi atingido na sexta-feira, dia 1 de agosto, e visa por um ponto final na necessidade de resolver as obrigações de apoio ao consumidor numa subsidiária da Credit Suisse, isto relacionado com um caso de 2017. O processo ficará agora resolvido por 300 milhões de dólares (259,6 milhões de euros).

Este é mais um dos vários processos pendentes associados ao Credit Suisse que o UBS herdou com a compra de emergência de 2023, quando o banco se viu envolto numa série de escândalos e problemas que ameaçaram a sua continuidade – e lançaram ondas de aviso por todo o sistema bancário europeu.

Em maio deste ano, o UBS havia já acordado em resolver uma investigação no Texas sobre evasão fiscal de indivíduos de elevados rendimentos com o pagamento de 511 milhões de dólares (441,9 milhões de euros).

“Com este acordo, o UBS resolve outro dos assuntos do legado do Credit Suisse, em linha com a sua intenção de resolver estes problemas de legado de forma expedita, equilibrada e justa, além de no melhor interesse dos seus stakeholders”, afirmou o banco em comunicado.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.