[weglot_switcher]

UE vai distribuir 60 mil passes de interrail para jovens com 18 anos em 2022

O programa da DiscoverEU vai abrir as inscrições em outubro do presente ano e os participantes selecionados vão poder viajar por um período de 30 dias entre março de 2022 e março de 2023.
23 Fevereiro 2021, 10h18

A União Europeia vai distribuir 60 mil passes de interrail para jovens com 18 anos, feitos em 2020 e 2021, descobrirem a Europa através de viagens de comboio em 2022, revelou a comissária europeia Mariya Gabriel, encarregada da inovação, investigação, cultura, educação e juventude.

O programa DiscoverEU retoma assim a sua programação depois de ter sido suspenso devido à pandemia de Covid-19 que afetou fortemente a Europa.

Este programa tem como objetivo ajudar os jovens que atingiram a maioria de idade a explorar a Europa e a promover uma maior unidade intercultural no bloco dos 27. Os bilhetes para o interrail vão ser distribuídos aos estados-membros com base na população e podem ser solicitados por quem tenha atingido os 18 anos de idade.

O programa da DiscoverEU vai abrir as inscrições em outubro do presente ano e os participantes selecionados vão poder viajar por um período de 30 dias entre março de 2022 e março de 2023. Para uma segurança extra devido à pandemia, os viajantes de 18 anos terão reservas flexíveis e seguro contra interrupções que não lhes permitam terminar a viagem devido a problemas de saúde.

A partir do ano em questão, a DiscoverEU será financiada pelo programa Erasmus+, um programa que permite aos jovens estudarem no estrangeiro. Assim sendo, os cidadãos que não vivam num país da UE também podem aproveitar as vantagens destes passes de viagens ferroviárias.

Para fugir aos típicos destinos da juventude, a UE vai incentivar os viajantes a irem mais além das ruas movimentadas das principais cidades, pedindo que visitem destinos menos conhecidos em áreas remotas da Europa. O objetivo é ajudar o sector cultural, que tem sofrido com a pandemia, sendo ainda uma reação aos pedidos dos residentes das cidades europeias mais visitadas, que pedem menos circulação de turistas.

No processo de inscrição os candidatos têm de responder a seis perguntas sobre história e cultura europeia, sendo que as respostas serão posteriormente avaliadas por funcionários da Comissão Europeia, que irão certificar os vencedores dos 60 mil bilhetes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.