[weglot_switcher]

“Um Brexit sem acordo pode significar perdas de 2,3 mil milhões de euros para Portugal”

O comentador do PSD considera que Boris Johnson criou um “série de trapalhadas” que podem prejudicar fortemente os países do bloco europeu. Marques Mendes salienta que o setor têxtil português será o principal afetado pelo “hard Brexit”.
8 Setembro 2019, 21h22

O comentador político social-democrata Marques Mendes afirmou, no seu habitual espaço de opinião na SIC, que Boris Johnson foi autor de “um conjunto de trapalhadas” esta semana que podem resultar em prejuízos sérios incluíndo para Portugal.

Citando um estudo da Universidade de Leuven, na Bélgica, Marques Mendes afirmou esta noite que Portugal está na mira dos países que serão afetados pela saída do Reino Unido do bloco europeu sem acordo e conta que “um Brexit sem acordo pode significar para a balança comercial portuguesa uma perda de 2,3 mil milhões de euros. Sobretudo no setor têxteis”.

Na lista dos países menos afetados constam a Grécia, a Croácia e Espanha. Já nos menos afetados o estudo aponta Irlanda, Malta e Bélgica. Portugal aparece na média.

O comentador da SIC refletiu sobre a semana desastrosa do primeiro-ministro britânico e chamou às várias derrotas de “trapalhadas”.

“As eleições antes de 31 de outubro foram recusadas pela oposição”, relembra. “A oposição pediu ajuda da Justiça para que seja cumprida a ordem de pedido de adiamento do Brexit. O Parlamento decidiu adiar, mas adiar não é resolver”, vinca.

“Terceira trapalhada”, continua. “A posse da nova Comissão Europeia (CE). A CE, toma posse a 1 de novembro, mas só pode entrar em funções se tiver todos os comissários reunidos. Qual é o problema? Se o Reino Unido continuar, até janeiro na União Europeia, tem que ter comissário, mas não vai indicar comissário. Se não indicar, não há Comissão. Logo a Comissão não pode entrar em funções”, explica Marques Mendes.

A possível emancipação da Escócia é para Marques Mendes uma outra “trapalhada” dado que pode “abrir uma caixa de pandora terrível” para outros países que tenham a mesma vontade para alcançar a independência, como a Catalunha, País Basco e Flandres.

O comentador deixa claro que existe uma urgência em alcançar um acordo e cita, novamente o estudo: “Se o Reino Unido sair sem acordo serão 13 mil milhões de euros de prejuízo e para a União Europeia 200 mil milhões de euros”, alerta. “Boris Johnson tem que chegar a acordo”, remata.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.