Um enoturismo em plena comunhão com a Natureza

A partir do dia 22 deste mês e com o mote “um outro vagar”, a Quinta da Fonte Souto, em Portalegre, passará a integrar várias experiências, como visitas guiadas, provas de vinhos, passeios, petiscos e piqueniques.

Presente no Douro desde 1882, e já com cinco gerações a produzir vinhos naquele território, foi em 2017 que a Symington Family Estates rumou até ao Alto Alentejo e apresentou o seu projeto Quinta da Fonte Souto. Agora, chegou também o momento dos Symington lançarem o seu primeiro Centro de Enoturismo fora do Norte de Portugal. A partir do dia 22 deste mês e com o mote “um outro vagar”, a Quinta da Fonte Souto passará a integrar várias experiências, como visitas guiadas, provas de vinhos, passeios, petiscos e ainda piqueniques.

Localizada em Portalegre, e inserida na área do Parque Natural da Serra de São Mamede, a Quinta da Fonte Souto vai proporcionar aos visitantes uma experiência plena de comunhão com a natureza e com a paisagem típica do Alto Alentejo. No novo Centro de Visitas será possível ficar a conhecer mais sobre a propriedade e a sua história, assim como sobre a família Symington. Os visitantes vão ter oportunidade de descobrir particularidades sobre a região de Portalegre, preservação do território e da Natureza, o cuidado com as vinhas e ainda compreender o processo de vinificação e produção. No armazém, será explicado o processo de estágio, o tipo de barricas utilizado e a evolução do vinho.

Depois de conhecido o terroir da Quinta da Fonte Souto e as principais características dos seus vinhos, chega o momento da degustação. A Prova Clássica (15 euros) dá a conhecer três vinhos produzidos na propriedade: Florão Branco, Florão Tinto e Quinta da Fonte Souto Tinto. Já a Prova Premium (25 euros) inclui uma seleção mais alargada, colocando em degustação os vinhos Florão Branco e Tinto, o Quinta da Fonte Souto, também Branco e Tinto, e ainda o Vinha do Souto Tinto. Os visitantes têm ainda disponível uma carta de vinhos a copo, na qual se inclui o recentemente lançado Rosé 2020, o primeiro da propriedade, e da Symington, que podem ser acompanhados com vários petiscos, como tábua de queijos ou enchidos, azeitonas ou amêndoas torradas, entre outros.

Os momentos de descoberta na Quinta da Fonte Souto podem continuar com um passeio pelas vinhas. Nesta primeira fase de abertura, os visitantes podem usufruir apenas de um percurso pré-definido, mas em breve serão três os roteiros, que dão a conhecer alguns dos recantos da propriedade de 207  hectares. Além das vinhas, onde se destacam castas como Arinto, Verdelho, Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet ou Syrah, os visitantes têm também a oportunidade de ver as plantações de castanheiros e cerejeiras, entre outros pontos de interesse da paisagem do Parque Natural da Serra de São Mamede.

Após a caminhada, a Quinta da Fonte Souto sugere um piquenique com produtos regionais para encerrar a experiência. O menu, pensado para duas pessoas, inclui iguarias como pão rústico, chutney de cogumelos e coentros, queijo curado alentejano, paio do cachaço de porco preto, azeitonas, broas de bolota e ainda fruta da época. No que diz respeito às bebidas, o piquenique inclui água e uma garrafa de Florão Branco. Há ainda a possibilidade de ser adicionado um menu extra de criança (por 12 euros) que inclui pão rústico, fruta da época, doce de castanha e erva doce, um snack de batatas fritas ou frutos secos, água e um sumo de laranja. Esta experiência deve ser reservada com 48 horas de antecedência e tem o custo de 40 euros.

Visitas todos os dias  das 10h às 19h. Nesta primeira fase do projeto, as experiências do enoturismo estarão disponíveis até 31 de outubro, regressando depois na primavera de 2022. Aconselha-se a reserva antecipada através do tel.: 910 104 292 ou por e-mail: reservas@fontesouto.com

Mais informações Aqui

Recomendadas

Parlamento Europeu quer criação de um estatuto europeu do artista

Eurodeputados instam a Comissão Europeia a criar um quadro europeu para garanta condições de trabalho e normas mínimas nos setores culturais e criativos comuns a todos os Estados-Membros.

Conjugações e padrões arrojados marcam esta estação

Para este outono, a Anonyme Designers apresenta várias reinvenções de peças clássicas com um toque vintage, sem esquecer a contemporaneidade.

Uma mulher, diferentes personalidades

Inspirada no poder da energia da Geração Z, esta nova linha de joalharia é uma celebração da autoexpressão e criatividade, que exalta a beleza dos detalhes que conferem identidade.
Comentários