A ideia é ambiciosa e partiu do Governo russo, que apresentou o projeto no Fórum Económico Oriental da Rússia, em Vladivostok. A Rússia quer que os passageiros de todo o mundo, tenham a possibilidade de viajar de Londres para Tóquio, de comboio.
Na prática, a ideia passa por usar a linha transiberiana – uma rede ferroviária que liga a Rússia a Pequim – e construir agora uma ligação de 13 mil e 500 quilómetros entre Londres e Tóquio.
Depois, é só seguir viagem: a partida é em Londres e segue até ao coração da Rússia. E dali, o destino final é Wakkanai, no Japão. Pelo caminho, uma viagem de enorme valor topográfico. Passa pela Alemanha e pela Polónia, entra pelo Leste da Europa adentro, atravessa as montanhas da Sibéria, antes de percorrer uma ponte de 45 quilómetros, que atravessará o Mar do Japão.
A proposta russa está a ser apresentada como “uma ponte através da história”, e que poderia ser um passo de gigante em direção à assinatura do tratado de paz entre a Rússia e o Japão, que continua pendente desde o fim da segunda guerra mundial, mas que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, já prometeram que querem assinar durante os seus mandatos.
Atualmente é possível viajar na linha transiberiana de Pequim, na China, até à Mongólia, e daí até Moscovo, na Rússia, numa viagem que dura 15 dias.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com