União Europeia e Itália chegam a acordo sobre orçamento para 2019

A proposta orçamental italiana baixa a previsão de défice para 2,04% do Produto Interno Bruto e prevê cortes na despesa de 4 mil milhões de euros.

Italiaexit

A União Europeia e o governo italiano chegaram esta quarta-feira a acordo sobre a nova proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019). O anúncio foi feito pelo comissário europeu Valdis Dombrovskis.

“Muito trabalho e negociações foram necessários para encontrar uma solução para o orçamento italiano. Vamos enfrentá-lo: a solução na mesa não é ideal. Mas permite-nos evitar um Procedimento de Défice Excessivo [PDE] nesta fase, desde que as medidas acordadas sejam totalmente implementadas”, afirmou, numa publicação na rede social Twitter.

O novo esboço orçamental apresentado por Roma reduz a previsão de défice para 2,04% do Produto Interno Bruto e prevê cortes na despesa de 4 mil milhões de euros.

Há cerca de um mês, Bruxelas confirmou que vai colocar a Itália em PCE, dado que o OE2019 apresentado por Roma ultrapassa largamente o limite permitido pelas regras da União Europeia. No caso da Itália, a Comissão Europeia efetuou uma nova avaliação prima facie do incumprimento do critério da dívida.

“De um modo geral, a análise aponta para o incumprimento do critério da dívida, tal como definido no Tratado e no Regulamento (CE) n.º 1467/1997, justificando-se, por conseguinte, um procedimento por défice excessivo com base na dívida”, explicou a instituição europeia, no comunicado relativo ao Pacote de outono do Semestre Europeu.

Ler mais
Relacionadas

Itália propõe baixar défice público para 2,04% do PIB em 2019

Giuseppe Conte, chefe da coligação populista no poder em Roma, formulou esta proposta durante um encontro na capital belga com o presidente da Comissão europeia, Jean-Claude Juncker.

Giuseppe Conte tenta salvar negociações com a União Europeia

Primeiro-ministro italiano está a tentar equilibrar a abertura do M5S para negociar e a indisponibilidade da Liga para ouvir a União Europeia. E continua a acreditar que ainda é possível um compromisso para um Orçamento aceitável por todos.

Itália: Bruxelas ganhou o braço de ferro com Roma

O governo italiano lança mensagens de abertura sobre os pedidos da Comissão Europeia para correção e redução do défice.
Recomendadas

easyJet estabelece acordo de ‘code share’ com Cathay Pacific

Com o acordo hoje, dia 21 de janeiro, anunciado, a partir das próximas semanas, os clientes da easyJet poderão voar para Hong Kong a partir do aeroporto de Gatwick (Londres).

Governo já sabia de irregularidades na CGD? Se sim, “é grave”, aponta Rui Rio

“Eu não quero acreditar que, no quadro de todos aqueles valores que ali estão, possa ter sido tudo concedido, todo aquele crédito possa ter sido concedido de uma forma clara e limpa, que não mereça uma investigação”, disse Rui Rio aos jornalistas, na sede nacional do partido, em Lisboa.

Custa 336 euros e garante alimentação para um mês. Esta é a ‘Brexit box’

Concebido e comercializado pela empresa Emergency Food Storage, o pacote inclui 60 receitas que podem ser consumidas nos próximos 25 anos
Comentários